Filarmônica apresenta Concertos de Brandenburgo

Data: 11 de novembro de 2015

Fonte/Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/filarmonica-apresenta-concertos-de-brandenburgo/

A Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta nesta quinta-feira, dia 12, às 20h30, no Teatro Escola Basileu França, uma obra inédita. Os Concertos de Brandenburgo, de J. S. Bach, serão executados integralmente pela primeira vez no Brasil. A apresentação, que tem entrada franca, conta com a regência do maestro Marshal Gaioso. O violinista e diretor de Ação Cultural da Filarmônica, Alessandro Borgomanero, será o solista.

Os Concertos de Brandenburgo são uma coleção de seis peças musicais composta por Johann Sebastian Bach entre 1718 e 1721, dedicados e apresentados ao nobre Christian Ludwig. Na longa dedicatória, o compositor deixa transparecer sua intenção de conseguir um posto a serviço do marquês, o que nunca se concretizou.

Estes trabalhos foram esquecidos na biblioteca do marquês até sua morte em 1734 quando foram vendidos por poucos centavos. Os concertos foram descobertos em arquivos de Brandemburgo no século XIX sendo publicados em 1850.

As peças musicais são sensivelmente diversas, tanto no âmbito instrumental como na concepção estrutural e estilística. Bach, que soube, como ninguém, assimilar a música do seu tempo, compôs uma espécie de síntese do gênero, um modelo, de altíssimo nível, das possibilidades estruturais e expressivas do concerto.

O maestro

a866dca95f703f0f066d67657dde8651

Marshal Gaioso é bacharel em Música pela Universidade Federal de Goiás (1996), fez Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) (2002) e é Ph.D. em Musicologia pela University of Kentucky, em Lexington, EUA (2010). É autor de Danças Para Banda (2006) e Da Missa ao Divino Espírito Santo ao Credo de São José do Tocantins (2004) e de estudos sobre a música em Goiás nos séculos XVIII e XIX.

Gravou, como regente e diretor artístico, diversos CDs, entre eles Danças de Outros Tempos (2006) e Música Colonial em Goiás (2004). Marshal Gaioso Pinto é professor de Música e regente da Banda Sinfônica do Instituto Federal de Goiás.

O solista

Nascido em Roma, Alessandro Borgomanero formou-se com o título de Mestre em 1992, na Escola Superior de Música Mozarteum, de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Continuou seus estudos com renomados violinistas, como Boris Belkin, Salvatore Accardo e Rodolfo Bonucci.

Apresentou-se como solista frente a várias orquestras, tais como: Orquestra de Câmara de Budapeste; Salzburg Chamber Soloists; Philadelphia Virtuosi Orchestra; London Mozart Players; Virtuosos de Salzburgo e outras. Vive em Goiânia desde 1999, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. Atualmente é diretor de Ação Cultural da Orquestra Filarmônica de Goiás.

O Teatro Escola Basileu França fica na rua 10, nº 1750, no Setor Universitário, em Goiânia.

Mais informações: (62) 3201-4048