Programa abre espaço para intercâmbio

Data: 12 de novembro de 2015

Fonte/Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/26473/titulo/programa-abre-espaco-para-intercambio

Alunos do ensino médio e universidades poderão usar o Goiás Sem Fronteiras para conseguir vaga em instituições de excelência fora do País

Alunos do ensino médio e estudantes universitários de Goiás poderão ter acesso a instituições de ensino de excelência, reconhecidas mundialmente, por meio do programa Goiás Sem Fronteiras (PGSF), que será criado pelo governador Marconi Perillo (PSDB).

Pelo projeto de lei, que já está tramitando na Assembleia Legislativa, o programa será bancado com dotações consignadas no orçamento geral do Estado, por meio do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia. Para tanto, serão alocados R$ 3 milhões, ainda este ano.

O programa, aberto a estudantes de instituições públicas e privadas, visa proporcionar educação e capacitação científica, tecnológica, profissional e de inovação, com a concessão de bolsa, apoio a missões, imersão, experiência e intercambio internacional. Também serão contemplados quem faz pós-graduação strictu sensu, bem como pós-doutorado.

As vagas serão ofertadas anualmente, preferencialmente a estudantes de ensino médio, superior, de pós-graduação strictu sensu e pesquisadores em estágio pós-doutorado.

Poderão fazer parte do PGSF, na qualidade de monitores e coordenadores, servidores públicos estaduais, pessoas da sociedade civil designadas por ato do Secretário do Governo, bem como Conselheiros do Conselho Estadual da Juventude.

Servidores públicos

Para participar do programa, os servidores públicos deverão obedecer aos pressupostos do artigo 249 da Lei nº 10.460, de 22 de fevereiro de 1988 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado), que trata de licença para frequência em cursos de doutorado, mestrado, especialização, treinamento e aperfeiçoamento.

Em junho, para discutir a formatação do projeto, o secretário de Governo Henrique Tibúrcio reuniu-se, em seu gabinete, com o chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais Isanulfo Cordeiro, o superintendente executivo de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) Mauro Faiad e a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg) Maria Zaíra Turchi.

Também participaram reunião o vice-reitor da UFG Manoel Chaves, o reitor da UEG Haroldo Reimer, o reitor da PUC Goiás Wolmir Therezio Amado e o superintendente da Juventude da Secretaria de Estado de Governo (Segov) Leonardo Felipe, além dos assessores de Relações Internacionais Ofir Bergernann de Aguiar (UFG), Hebert Melo (UEG) e Paulo José Gonzaga (PUC Goiás).

Como o projeto da Governadoria foi lido em plenário na última terça-feira, o projeto segue para as comissões técnicas, onde será indicado o relator da matéria. Após a sua aprovação, a proposta segue para duas votações dos deputados no plenário.

Governo federal não tem novas vagas

Enquanto Goiás abre caminho para o intercâmbio internacional de estudantes, o governo federal congelou o programa ciências sem fronteiras, por conta do déficit no orçamento da união para 2016.

Os recursos a serem destinados ao programa, de R$ 2,1 bilhões, serão suficientes para a manutenção de estudantes que já estão no exterior, ou seja, não haverá abertura de novas vagas. O rte deverá ser de 40%, em relação ao deste ano, de R$ 3,5 bilhões. O programa foi implantado pela presidente Dilma Rousseff (PT), tendo como meta levar 100 mil estudantes ao exterior até 2018, projeção que ficará prejudicada.