Instituto de viola será inaugurado em Goiânia

Data: 15 de novembro de 2015

Fonte/Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/26582/titulo/instituto-de-viola-sera-inaugurado-em-goiania

Espaço será dedicado à metodologia musical nas mais diversas facetas da viola de dez cordas

Um local com o objetivo de agregar os amantes da viola e repassar conhecimentos sobre o instrumento que tem o poder de emocionar as pessoas. Assim será o Instituto de Viola Almir Pessoa (Ivap) que será inaugurado na próxima terça-feira (17), às 20, durante coquetel para convidados e imprensa. O espaço tem localização privilegiada: Rua R-4, nº 51, Setor Oeste, em Goiânia. Nas amplas e arejadas salas, funcionarão estúdio de gravação e ensaio, escritório e espaços para aulas individuiais ou em grupos. As aulas serão ministradas em módulos por professores com formação musical pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

O violeiro Almir Pessoa, que empresta o nome ao lugar, estuda viola caipira desde a adolescência, é formado em Música pela Universidade Federal de Goiás e mestrando em Performance Musical, também pela UFG. Ele conta que os 12 anos de estrada e a experiência de uma temporada em Londres o levaram a idealizar e colocar em funcionamento o Instituto de Viola. No ano passado, Almir foi selecionado para um intercâmbio na Inglaterra, onde cumpriu a missão de ensinar música brasileira com sua viola de dez cordas para crianças e jovens. “Aqui no Ivap vamos adotar a metodologia musical nas mais diversas facetas da viola dedez cordas. O público que pretendemos atender é a partir dos 9 anos de idade. Vamos formar novos violeiros”, diz com entusiamo.

O violeiro Almir Pessoa tem 35 anos de idade, é cantor, compositor, tem cinco CDs gravados e 2 DVDs independentes (Almir Pessoa O Violeiro do Brasil e Um Coração Caipira). Em 2013, lançou o livro A Viola por Almir Pessoa – Digitação de Escalas para Viola Caipira afinada em Mi Maior, pela Editora Kelps.

Inauguração do Instituto de Viola Almir Pessoa – Ivap

Quando: 17/11, terça-feira