Empreendedorismo inovador

Data: 16 de novembro de 2015

Fonte: O Popular

Link da matéria: http://www.opopular.com.br/editorias/economia/empreendedorismo-inovador-1.988954

Focada em diversos projetos desde garotinha, empresária abre em Goiânia a única escola de idiomas para crianças a partir de 8 meses

Sebastião Nogueira

“Qualquer coisa que fizer na vida tem de ser para empreender.” Essa era a frase que a psicóloga, educadora bilíngue e empresária Gabriela da Rocha Morais, de 25 anos, sempre escutava de seu pai quando criança. Porém, o insight de adquirir uma franquia de escola de idiomas não veio de repente. Desde os 12 anos de idade já possuía um olhar empreendedor, quando decidiu vender isotônico aos jogadores que frequentavam as várias quadras de futebol de seu avô nos fins de semana.

Sempre dedicada em suas tarefas diárias, divididas entre as aulas balé, do ensino médio e da escola de inglês, Gabriela avançou no aprendizado e concluiu o curso em quase metade do tempo de sua duração, conseguindo espaço para ensinar crianças com dificuldade de aprendizado da língua estrangeira. Através de um simples cartão de visita, ela lecionava em casa mesmo. A partir daí, não parou mais. Com a agenda lotada, a demanda passou a ser muito maior que o tempo disponível.

Depois de pouco mais de um mês na Inglaterra, para aperfeiçoar o idioma da terra da rainha, a moça retornou mais preparada e com uma bagagem que lhe dera confiança para continuar lecionando. Mas foi após ser contratada por seu dentista para ensinar a filha dele, que Gabriela se sentiu motivada para abrir o próprio negócio. “Fiquei muito próxima da mãe da criança, que sempre dizia que meu método de ensino era diferente e que a filha só conseguia aprender comigo”, lembra.

“Mas ainda não era o momento, certo”, conta Gabriela, que àquela altura acabara de ser aprovada no vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG), para o curso de psicologia. Gabriela, no entanto, não abandonou seus alunos. Nesse período, dedicava-se à faculdade, às aulas de inglês e ao estágio. “Nunca parei. Desde nova me dediquei a várias atividades ao mesmo tempo.”

Faltando apenas três meses para apresentar seu trabalho de conclusão de curso, Gabriela decidiu abrir sua própria escola. Sempre impulsionada e incentivada pelo pai, a estudante foi até o Rio de Janeiro, onde adquiriu a primeira franquia da escola de inglês para crianças de Goiânia, a Learning Fun.

A unidade foi inaugurada em agosto de 2014. Pouco mais de um ano depois, a empresária conta com a ajuda de oito professores, que lecionam inglês para 60 alunos, com métodos específicos para crianças a partir de 8 meses até 9 anos de idade. A partir do ano que vem, a escola alcançará um público de até 12 anos.

Diferencial

Empreendedora focada, Gabriela sempre acreditou que precisava de um diferencial para oferecer. Foi assim que ela reuniu todo o seu conhecimento acadêmico ao dos demais professores da escola para desenvolver uma técnica de ensino específico para bebês a partir de 8 meses. A Learning Fun é a única escola que oferece esse tipo de ensino para crianças dessa idade. “Era preciso fazer algo diferente do que já faziam. Foi por isso que me dediquei para levar o ensino à esse público, enquanto todos iam no mesmo caminho, procurei ir além.”

Determinação também sempre foi o forte da psicóloga e educadora bilíngue. “Às vezes, me questionava se não estava me entregando demais. Mas se não for assim, a gente nunca vence. Tem de ter muita entrega.” E, do alto de sua própria experiência, aconselha: “É preciso resistência para conseguir conciliar as demandas e focar em seu objetivo, pois, sem luta, não há vitória”. “Quando digo que vou fazer algo, não paro enquanto não conseguir.”

APRENDER INGLÊS NA INFÂNCIA