Estado faz oferta de área

Data: 22 de novembro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/estado-faz-oferta-de-%C3%A1rea-1.993086

22/11/2015 06:00

Dentro do processo de negociação com a UFG, o governo do Estado enviou, na última sexta-feira, um ofício à instituição oferecendo uma área de 364.709 metros quadrados na zona urbana de Senador Canedo. A informação é da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).

A UFG informou que ainda não recebeu o ofício, mas por meio de tratativas anteriores já tinha conhecimento do terreno. A equipe da universidade irá analisar o documento para confirmar o acordo.

A Prefeitura de Goiânia declarou que também levantou áreas permutáveis, mas que os espaços não atenderam aos requisitos da instituição. O pedido seria para um terreno próximo ao Campus 2 ou Samambaia da UFG. O Departamento de Pesquisa, Estatística e Estudos Sócioeconômicos da administração municipal irá realizar um novo mapeamento.

Na Justiça

A quadra 88 pertence atualmente à UFG. Foi concedida pela União em 1961. Antes disso, porém, as pessoas que trabalharam na construção da capital se aglomeraram na região e receberam lotes do município.

A quadra foi reclamada em 1993. Os moradores apelaram da decisão e conseguiram no ano passado o direito de serem indenizados pela desapropriação. Em seguida, porém, a UFG recorreu com embargos infringentes - quando há falta de unanimidade na decisão colegiada. Em novo julgamento, a Justiça foi favorável à instituição. Uma ordem judicial foi, então, expedida para o despejo dos moradores. Eles tentam recorrer da decisão desde então.