Daniel Vilela e UFG fazem parceria em livro

Data: 23 de novembro de 2015

Fonte/Veículo: Diário de Aparecida

Link direto para notícia: http://www.diariodeaparecida.com.br/home/daniel-vilela-e-ufg-fazem-parceria-em-livro/

By Editor -

23 de novembro de 2015

A publicação do livro Políticas Públicas em Goiás: Diagnóstico, Avaliação e Propostas é resultado de uma parceria entre a Assembleia Legislativa de Goiás, por intermédio do então deputado estadual Daniel Vilela (PMDB), e a Universidade Federal de Goiás (UFG). A coletânea de estudos, que será lançada hoje, se materializou a partir da decisão do parlamentar de destinar ao longo de 15 meses, entre os anos de 2013 e 2014, a maior parte da verba indenizatória do seu gabinete para a execução do trabalho.

A parceria, selada por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), resultou em um diagnóstico das políticas públicas do Estado em diversas áreas, sob a coordenação dos professores Denise Paiva e Einstein Paniago. Seis pesquisadores doutores, auxiliados por estudantes de graduação e pós-graduação da UFG, participaram dos estudos e discussões para elaboração dos textos, que foram organizados em seis capítulos: “Gestão de pessoas no setor público em Goiás”; “Violência e políticas públicas de segurança”; “Crescimento econômico”; “Políticas públicas em educação no Estado de Goiás”; “Políticas e programas sociais em Goiás” e “Situação da saúde em Goiás”.

Denise Paiva afirma que as ações propostas visam colaborar com o aprimoramento da gestão pública em Goiás. “Nosso foco, falando de forma mais ampla, é apontar caminhos para a melhoria da qualidade de vida da população”, explica a professora da UFG, ressaltando que os estudos tiveram uma condução exclusivamente científica. “Esta obra contribui para ampliar a discussão sobre as políticas públicas implementadas em Goiás, bem como organizar e dar publicidade a dados e informações sobre o setor público que podem subsidiar outros estudos e também ações governamentais.”

O deputado federal Daniel Vilela ressalta a importância da aproximação do poder público com o meio acadêmico e diz que este tipo de parceria deveria ser mais constante no Brasil.

“Quisemos usar a verba do nosso gabinete na Assembleia para contribuir com as políticas públicas de forma mais efetiva e duradoura, oferecendo ao mesmo tempo um espaço para a academia tomar frente nesta discussão. Nada melhor que o conhecimento científico para dar o norte das ações políticas”, afirma o deputado. “Fico na torcida para que iniciativas desta natureza passem a ser adotadas com mais intensidade em Goiás e no Brasil”, completa.

Serviço

Lançamento do livro “Políticas Públicas em Goiás: Diagnóstico, Avaliação e Propostas”

Data: hoje, 23 de novembro

Horário: 9 horas