Parceria entre Assembleia e UFG, livro sobre políticas públicas será lançado hoje

Data: 23 de novembro de 2015

Fonte/Veículo: JusBrasil

Link direto para notícia: http://al-go.jusbrasil.com.br/noticias/259129488/parceria-entre-assembleia-e-ufg-livro-sobre-politicas-publicas-sera-lancado-hoje

Publicado por Assembléia Legislativa do Estado de Goiás - 15 horas atrás

0

Resultado de uma parceria entre a Assembleia Legislativa, por meio do gabinete do deputado Daniel Vilela (PMDB), com a Universidade Federal de Goiás (UFG), foi lançado hoje, às 9 horas, no auditório do Crea-GO, o livro “Políticas Públicas em Goiás: Diagnóstico, Avaliação e Propostas”. A coletânea de estudos se materializou a partir da decisão do parlamentar de destinar ao longo de 15 meses, entre os anos de 2013 e 2014, a maior parte da verba indenizatória do seu gabinete para a execução do trabalho de pesquisa.

A parceria, selada por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), resultou em um diagnóstico das políticas públicas do Estado em diversas áreas, sob a coordenação dos professores Denise Paiva e Einstein Paniago. Seis pesquisadoras doutoras, auxiliadas por estudantes de graduação e pós-graduação da UFG, executaram os estudos para elaboração dos textos, que foram organizados em seis capítulos: “Gestão de pessoas no setor público em Goiás”; “Violência e políticas públicas de segurança”; “Crescimento econômico”; “Políticas públicas em educação no Estado de Goiás”; “Políticas e programas sociais em Goiás” e “Situação da saúde em Goiás”.

Denise Paiva afirma que o diagnóstico e as ações propostas visam colaborar com o aprimoramento da gestão pública em Goiás. “Nosso foco, falando de forma mais ampla, é oferecer ao setor público informações para a tomada de decisões que resultem na melhoria da qualidade de vida da população”, explica a professora da UFG, ressaltando que os estudos tiveram uma condução exclusivamente científica. “Esta obra contribui para ampliar a discussão sobre as políticas públicas implementadas em Goiás, bem como organizar e dar publicidade a dados e informações sobre o setor público que podem subsidiar outros estudos e também ações governamentais e de entidades da sociedade civil organizada”.

O deputado federal Daniel Vilela ressalta a importância da aproximação do poder público com o meio acadêmico e diz que este tipo de parceria deveria ser mais constante no Brasil. “Me propus a usar a verba do nosso gabinete na Assembleia para contribuir com as políticas públicas de forma mais efetiva e duradoura, oferecendo ao mesmo tempo um espaço para a academia tomar frente nesta discussão. Nada melhor que o conhecimento científico para dar o norte das ações políticas", afirma o deputado. “Fico na torcida para que iniciativas desta natureza passem a ser adotadas com mais intensidade em Goiás e no Brasil”, completa.

Fonte: Assessoria de imprensa do deputado federal Daniel Vilela.