Câmpus Palmeiras de Goiás sedia conferência sobre produção rural sustentável

Data: 25 de novembro de 2015

Fonte/Veículo: Portal UEG

Link direto para a notícia: http://www.ueg.br/noticia/22607_campus_palmeiras_de_goias_sedia_conferencia_sobre_producao_rural_sustentavel

HOME » Notícias

TopoSiteagricultura_familiar1

No dia 18 de novembro, o câmpus Palmeiras de Goiás da Universidade Estadual de Goiás (UEG) recebeu a I Conferência de Produção Rural e Sustentabilidade. A comissão organizadora do evento foi formada por estudantes do 2º período do curso de Agronomia. O evento foi aberto a toda comunidade.

A Conferência foi realizada como uma das atividades da disciplina de Metodologia Científica e buscou discutir a utilização dos recursos naturais para a produção rural de forma sustentável.

Agricultura e crise hídrica

O auditório do câmpus Palmeiras de Goiás sediou a Conferência, que teve como palestra de abertura Crise Hídrica – Agricultura é a vilã? Mitos e verdades. O tema foi exposto pelo professor doutor José Alves Junior, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A palestra discutiu a responsabilidade socioambiental que tem sido cada vez mais demandada aos produtores rurais, principalmente no que diz respeito às formas de irrigação.

A estudante do 2º período do curso de Agronomia e integrante da comissão organizadora da Conferência, Camila Cantarele Lima, conta que a crise hídrica é uma das temáticas mais urgentes à atuação profissionail dos agrônomos. “Muito tem sido discutido nesse aspecto, tendo como destaque a utilização do pivô como forma de irrigação. A palestra desvendou mitos da relação da agricultura com a crise hídrica e apresentou técnicas que alinham a conservação ambiental a uma atividade economicamente lucrativa”, comenta a aluna.

Atuação profissional

Segundo a estudante, a I Conferência de Produção Rural e Sustentabilidade contemplou temas que contribuem para a ampliar a formação tanto dos acadêmicos de Agronomia quanto a dos estudantes de Ciências Biológicas do câmpus.

“O conhecimento produzido na Academia nem sempre chega aos produtores rurais. Com as informações da Conferência seremos profissionais mais preparados para levar novas perspectivas de atuação a esses produtores”, explica Camila Lima.

A programação ainda contou com a palestra Utilização de Sistemas de Suporte a Decisões (SSD) para uso racional e sustentável dos recursos hídricos na produção rural, apresentada pelo professor mestre Diego Simões Fernandes, e com a palestra Case: MIP – Fazenda Bonsucesso, ministrada pelo professor Nilton Cezar Bellizzi. Ambos docentes da UEG.

(Alisson Caetano | CGCom|UEG)

Notícia publicada em 25/11/2015