Prefeitura abre inscrições para concurso com salário de 10,5 mil

Data: 01/12/15

Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/prefeitura-abre-inscri%C3%A7%C3%B5es-para-concurso-com-sal%C3%A1rio-de-10-5-mil-1.998597

São 30 vagas para o cargo de auditor de tributos. Provas estão marcadas para o dia 31 de janeiro

Marcos Santos/USP Imagens

A Prefeitura de Goiânia está com inscrições abertas para concurso com 30 vagas de auditor fiscal e remuneração mensal de até R$ 10.558,84. As inscrições para o certame, realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), estão abertas até o dia 4 de janeiro. As provas da primeira fase, de caráter objetivo, acontecem no dia 31 de janeiro, em duas etapas. A segunda fase, também de caráter eliminatório e classificatório, é o Programa de Formação Inicial, que será realizado de 05 de abril a 07 de maio. O resultado final do concurso está previsto para o dia 31 de maio.

Além das 28 vagas de ampla concorrência e de duas destinadas à pessoas com deficiência, haverá cadastro de reserva de 60 vagas. Para disputá-las é preciso graduação superior, reconhecido pela Ministério da Educação, com duração mínima de quatro anos, nas áreas de Administração, Administração Pública, Administração de Empresas, Analista de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação, conforme disposto na Lei 8.904/10, que regula o plano de carreira dos servidores de fiscalização urbana e tributária em Goiânia. A carga horária pode chegar a 40 horas semanais, inclusive com escalas aos sábados, domingos e feriados, em horários diurnos e noturnos, conforme demanda da administração pública municipal.

Isso porque o cargo de auditor fiscal tem como função planejar, inspecionar, controlar e executar trabalhos de fiscalização e arrecadação tributária; verificar o cumprimento da legislação tributária; orientar, fiscalizar e autuar os contribuintes, visando defender o interesse da fazenda pública municipal. A remuneração pelas atividades desempenhadas é composta por vencimento inicial de R$ 3.028, adicional de produtividade fiscal de até R$ 7.530,84, além de possibilidade de adicional de Titulação e Aperfeiçoamento, em razão de aprimoramento e de qualificação; além de indenização de Transporte de até R$ 1.066,50, pelo uso de meios próprios de locomoção no desenvolvimento de atividades externas.

O último concurso para auditor fiscal foi realizado em Goiânia em julho de 1997. A meta é, com o concurso, aumentar em 67% o quantitativo de auditores de tributos em Goiânia.

Provas

Dividida em duas etapas, no turno matutino da primeira fase, haverá prova objetiva composta por 40 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, informática, geografia, história, conhecimentos gerais de Goiânia e Goiás, economia, finanças públicas e administração pública. Já no vespertino, serão 70 questões de múltipla escolha sobre auditoria e contabilidade gerais e das instituições financeiras, direitos administrativo, civil, constitucional, empresarial, penal e tributário; além de legislação tributária municipal. As notas totais mínimas para aprovação são, respectivamente, 20 e 42 pontos em cada etapa. Também é necessário não obter nota zero em nenhuma das disciplinas.

Serão classificados para a segunda fase do concurso os candidatos que obtiverem, no mínimo, 62 pontos no somatório da provas da primeira fase e que estiverem até a 84ª posição da listagem da ampla concorrência e até o sexto lugar da listagem de pessoas com deficiência. Com duração de 180 horas, entre os dias 05 de abril e 07 de maio, o Programa de Formação Inicial, que compreende a segunda fase do certame, valerá 100 pontos. Serão convocados à participação os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas, até a 28º da ampla concorrência e até a segunda da listagem de pessoas com deficiência.

Durante o Programa de Formação Inicial, os candidatos convocados receberão, a título de ajuda financeira, uma bolsa de estudos mensal no valor de R$ 3.028,00.

Principais datas do cronograma

27/10/2015 - Publicação do Edital

30/11/15 a 04/01/16 - Período de Inscrições

31/01/16 - Realização da Prova Objetiva / Divulgação do Gabarito Preliminar da Prova Objetiva