Arte desnudada

Data: 11 de dezembro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/arte-desnudada-1.1003843

Eleito o melhor de Brasília em 2014, espetáculo Autópsia Ato 1 e 2 remonta o universo do dramaturgo Plínio Marcos na abertura de festival de artes cênicas na UFG

Autópsia fala das mazelas contemporâneas: violência e intolerância no palco

Um espetáculo que deu o que falar em Brasília está abrindo a programação do Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás (Fuga), que começou ontem e segue até dia 20. Baseado na obra do lendário Plínio Marcos, o “autor maldito”,Autópsia Ato 1 e Ato 2 – com apresentações hoje e amanhã, no Centro Cultural UFG – quer alcançar no espectador o impacto que o homenageado sempre buscou em suas peças.

Com classificação de 18 anos, Autópsia pretende, antes de tudo, colocar o dedo nas feridas contemporâneas, da violência à intolerância. Como o título sugere, pretende esmiuçar as questões por dentro. A estrutura dramatúrgica, que resultou de longo trabalho de composição, cede à experimentação: a ideia é ter em um dia duas sessões distintas entre si, os Atos 1 e 2.

Condutor da concepção do trabalho, o diretor Jonathan Andrade explica que embora haja a linha que une as duas partes – a primeira com 1h40 e a segunda com 1h20 – a experiência do espectador pode dispensar uma delas. “São independentes”, conceitua. Ao todo, cinco peças de Plínio servem de base paraAutópsia: Navalha na Carne, Abajur Lilás, Dois Perdidos Numa Noite Suja, Querô – Uma Reportagem Maldita e Quando as Máquinas Param.

Nus

Encarada no passado como instrumento de provocação no teatro, a nudez do elenco em determinado momento – são sete atores em cena – acabou despertando curiosidade. Chegou a surpreender o grupo. “Tem sido interessante chegar a Goiânia, nossa primeira cidade fora de Brasília, com repercussão acima do que esperávamos”, disse Andrade ao POPULAR (leia entrevista abaixo).

Segundo ele, o recurso soma-se a outros que servem à interpretação dos atores, tal qual propõe a obra de Plínio, famosa por temas marginais. “Nunca foi intenção chamar atenção pela nudez, até porque há aspectos que se sobrepõem, como a violência”, justifica. O trabalho de preparação física do elenco demandou, aliás, quase um ano somente de condicionamento por conta disso.

Programação do Festival Universitário de Artes Cênicas

Projeto de extensão e cultura na UFG desde 2007, o Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás (Fuga) é realizado em colaboração entre professores, estudantes e trabalhadores de teatro e direção de arte.

Veja a programação:

Hoje

16h – O Jardim das Cerejeiras (UFG) – Orientação: Wilker Postigo – Local: EMAC/UFG

19h – Autópsia (DF) – Grupo Sutil Ato – Local: Centro Cultural UFG (CCUFG)

Amanhã

19h – Autópsia (DF) – Grupo Sutil Ato – Local: CCUFG

19h – Enquanto Dure (GO) – Coletivo Labcena/Corporato – Local: Espaço Sonhus

21h – NJILAS (GO) – LaborSatori Teatro – Local: CCUFG

Segunda, 14

10h – 4 x Julieta (GO) – Vivace Escola de Teatro e Dança – Local: EMAC/UFG

16h – Gira (UFG) – Orientação: Joana Abreu e Tadashi Kawano – Local: EMAC/UFG

19h – Nonada Shakespeare (UFG) – Direção: Robson Camargo – Local: Espaço Sonhus