Memórias preservadas

Data: 11 de dezembro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/mem%C3%B3rias-preservadas-1.1003830

 

Selma Parreira abre hoje exposição individual Desuso na Galeria da Faculdade de Artes Visuais da UFG

Quadro da artista Selma Parreira que integra a mostra

A artista plástica e pesquisadora goiana Selma Parreira abre hoje, a partir das 10 horas, a exposição individual Desuso, na Galeria da Faculdade de Artes Visuais, da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde ela é professora de pintura desde 1993. A mostra encerra a programação do espaço em 2015 e fica em cartaz até 30 de janeiro para visitação. A curadoria é de Bené Fonteles. A entrada é franca.

O projeto traz uma série de pinturas que é resultado de pesquisa desenvolvida pela artista desde 2013. Trata-se da coleta de material em um galpão industrial que está desativado e em processo de desocupação numa antiga área central de Anápolis. Selma visitou o local ao lado do fotógrafo Antônio Ambrósio Bandeira e o processo gerou registros em vídeos e fotografias.

“Numa ação em sentido contrário e por meio dos recursos da arte, recolho resíduos e busco registrar, com fotografia, desenhos, pinturas e vídeo o que encontro de história do lugar, quase sempre impregnado de memória e poesia. Algumas pinturas foram contaminadas pelos conceitos de camadas e superposição de tempo, características predominantes no antigo armazém”, analisa Selma Parreira.

Foram produzidas dez obras em 2015 e a técnica usada envolve a encáustica que se caracteriza pelo uso de cera aplicada a quente. Fazem parte também outros painéis em mista, acrílico e vinil. “A mostra Desuso apresenta-nos uma bela forma de repensar a morte aparente e sempre passageira de um lugar que nunca vai deixar de ser um armazém de arroz numa cerealista feliz”, comenta o curador e artista plástico Bené Fonteles.