Estudantes goianos criam soluções de transparência aos dados do Governo

Data: 12 de dezembro de 2015

Fonte/Veículo: Diário de Goiás

Link direto para a notícia: http://diariodegoias.com.br/cidades/20916-estudantes-goianos-criam-solucoes-de-transparencia-aos-dados-do-governo

Cerca de 85 estudantes de diversas faculdades goianas dos cursos de tecnologia e informática, engenharia, administração e outros estão, desde ontem à noite, imersos numa maratona inédita programada pelo Governo do Estado: a Hackatona Let´s GO. O evento que se realiza até amanhã (domingo) à noite na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, desafia os estudantes a proporem soluções a partir de dados do orçamento do Governo estadual em três eixos: contratação de produtos e serviços de forma mais intuitiva, mecanismos para acesso facilitado às despesas do Estado e, fornecimento de inteligência sobre dados de arrecadação e despesas por setor e atividade econômica.

Organizada pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), com apoio da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), por meio do Inova Goiás, a hackatona, que é a primeira parte do Let´s GO, reúne cerca de 80 estudantes divididos em oito equipes, sempre representada por um programador, um designer e um empreendedor e o pessoal de criação e apoio. Ao todo, eles vão trabalhar 54 horas seguidas construindo soluções para tornar mais facilitado o acesso aos dados públicos.

A estudante de pós-graduação em Gestão e Negócios Renata de Fátima Alves, formada em administração de empresas, é uma das participantes da Hackatona e pretende trabalhar no evento as 54 horas de duração e ainda participar das palestras que virão em seguida. “Deixei o meu fim de semana de balada para me juntar a outros colegas com o propósito de buscar mecanismos facilitadores de acesso às informações do Governo estadual. Percebo que as informações estão disponíveis, porém, de difícil acesso aos leigos. Precisamos melhorar isso”, afirma Renata.

Essa é também a percepção do secretário Thiago Peixoto, de Gestão e Planejamento. “O Governo estadual disponibiliza todas as informações através da internet, de forma transparente, mas reconheço que o acesso nem sempre é fácil. Por isso, através da Hackatona, com a participação dos estudantes goianos, queremos buscar a melhor solução de acesso ao banco de dados do Estado e criar uma rede de inovação e empreendedorismo em Goiás”, afirma o Secretário.

O estudante do 4º período de engenharia da produção, da Universidade Federal de Goiás, Leonardo Souza Costa, participante da Hackatona Let´s GO, espera adquirir conhecimentos na área do empreendedorismo com os tutores da área que estão no evento e criar uma proposta mais efetiva para resolver a questão do acesso às informações do Governo, de forma ainda mais transparente. “A iniciativa da Segplan é muito louvável, criando incentivo de inovação. Tem muita galera aqui em Goiânia disposta a contribuir com o Governo”, garante.