Base Central Estréia No Hollywood Brazilian Film Fest

Data: 16 de dezembro de 2015

Fonte: O Hoje

Link da matéria: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/27908/titulo/base-central-estreia-no--hollywood-brazilian-film-fest

 

Documentário sobre o Projeto Base Central dos artistas visuais goianos Kboco e San-thiago Selon também tem exibição gratuita amanhã à noite

 

JUNIOR BUEN0

O registro em forma de filme da feitu­ra de painéis ilustrados em Goiânia pelos artistas Kboco e Selon é um dos quatro curtas selecionados pelo HollywoodBrazilian Film Fest que há quatro anos se volta à exibição de longas de ficção, documentários e curtas-metragens produzidos pelos melhores e mais novos talentos brasileiros. Base Central marca o retorno dos murais de Kboco à sua cidade natal, Goiânia, onde ele começou sua carreira e desenvolveu tanto seu estilo quanto sua linguagem. Junto com Santiago Selon, ele pintou uma série de painéis de grandes dimensões na região central de cidade no pro­jeto homônimo ao documentário.

Foram cinco semanas para cinco murais. Um encontro de histórias, gerações e formas distintas de arte: arquitetura e pintura. Integração da cidade e seus habitantes, poetizando o lugar comum do espaço público com novas imagens simbólicas do mundo. Este é o primeiro documentário de Iago Mati que há dez anos atua como diretor de arte, design e propaganda.  

Em Goiânia, Base Central será exibido amanhã, às 20hs no Evoé Café com Livros, onde Kboco também estará presente autografando o seu livro Sertão Nômade lançado recentemente pela Editora UFG, como parte da Coleção Artexpressão. O volume bilíngue de 236 páginas tem texto de apresentação da jornalista e crítica de arte carioca Maria Hirs­zman e é uma radiografia das experiências migratórias da obra do artista goiano e de como surgiu a interferência de elementos de culturas primitivas em seus trabalhos, além da questão simbólica das cores, que tra­zem certa semelhança entre o Cerrado e algumas regiões da África.

Kboco nasceu em Goiânia, onde ele pinta desde criança e encontrou mais espaço para circulação de sua arte fazendo intervenção urbanas. Desde o princípio seu trabalho plás­tico destacou-se dos demais, inclusive da tradicional arte de rua de Nova York, porque tem uma relação íntima com a arquitetura. Esse fato é explicitado nas in­tervenções tridimensionais no espaço e na semelhança entre suas pinturas e as plantas baixas de projetos arquitetônicos. Sobre este tema, aponta o curador Felipe Scovino: “A obra de Kboco possui uma ambiguidade perspicaz, porque ao mesmo tempo em que constrói a cartografia de um mundo imaginário por meio de uma série de junções de fragmentos, papéis e colagens, esse mapa possui referências que se cruzam: desde arabescos a uma linguagem que possui fortes vínculos com o grafite”.

Ao longo de sua carreira, o artista realizou trabalhos em diferentes cidades do Brasil como Porto Alegre, São Paulo, Goiânia e Olinda, locais nos quais criou diálogos entre suas pinturas e a arquitetura colonial brasileira. Realizou exposições em países como Suíça, Estados Unidos, França, Espanha, Portugal e Inglaterra.

Já Santhiago Selon nasceu em Catalão mas vive e trabalha em Goiânia. É bacharel em Design Gráfico, com pós-graduação em Artes Visuais na linha de Cultura e Criação pelo Senac-GO. Artista visual e grafiteiro, com intensa produção urbana, desenvolve pesquisa relacionada à paisagem urbana e utiliza-se de composições geométricas em suas ações de intervenções nas paredes da cidade que visita. Através de suas ações pelas ruas, foi convidado a realizar obras para instituições nacionais e internacionais.