Ex-Novos Baianos tocam em Goiânia

Data: 17 de dezembro de 2015

Fonte/Veículo: Jornal Opção

Link direto para a notícia: http://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/marca-texto/ex-novos-baianos-tocam-em-goiania-54650/ 

 

Edição 2110

Antigos integrantes foram convidados por Pedro Baby, filho de Baby Consuelo e Pepeu Gomes — além dele vem Dadi e Jorginho Gomes. Show comemora os 55 anos da UFG

Pedro Baby (centro) convida ex-Novos Baianos para show em Goiânia | Reprodução/Divulgação

Pedro Baby (centro) convida ex-Novos Baianos para show em Goiânia | Reprodução/Divulgação

Por Marcello Dantas

Parafraseando a canção de um dos mais intensos grupos musicais do País é possível dizer que não vai ao Campus II da Universidade Federal de Goiás (UFG) no próximo dia 17, às 20h30, só quem não for brasileiro nessa hora.

É que três ex-integrantes dos Novos Baianos estarão na capital para comemorar os 55 anos da instituição, dentro do projeto Música no Campus. E quem está à frente da apresentação é o guitarrista, cantor e compositor Pedro Baby, que convida o pai, apoteótico instrumentista Pepeu Gomes, Dadi (baixo) e Jorginho Gomes (bateria).

Carioca, Pedro Baby promete tocar na capital um repertório autoral com “Bora Lá”, “Norte” e “Pra Matar Meu Coração” e, claro, interpretações de sucessos dos Novos Baianos como “Dê um Rolê” e “Tinindo Trincando”. Acompanham a banda Carlos Trilha (teclados) e Pedro Mibielli (violino).

O último show da temporada do Música no Campus será no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia da UFG. Os ingressos custam R$ 10 a meia-entrada. Que sejam bem-vindos!

 

“Vagabundo não é fácil”

Pelo nome dá para perceber que Pedro é filho de Pepeu e Baby Consuelo, ex-guitarrista e vocalista do multifacetado e uníssono coletivo de músicos. Como nasceu e foi criado no samba cantado em sotaque baiano, aprendeu a tocar violão e guitarra aos 14 anos. Quem despertara o rapaz foi ninguém menos que o mestre Moraes Moreira, com “Preta pretinha”. A música está no sangue e na alma.

Pedro Baby deve ter aparecido entre os hippies cabeludos nos diferentes documentários sobre a banda quando criança — Novos Baianos Futebol Clube e Filhos de João — O Admirável Mundo Novo Baiano. Deve ser ele também o citado na canção “Quando você chegar”:

“Quando você chegar, é mesmo que eu estar vendo você.

Sempre brincando de velho, me chamando de Pedro,

me querendo menino que viu de relance.

Talvez um sorriso em homenagem à Pedro.”

Pepeu tocou com o filho e a ex-esposa no Palco Sunset, do Rock in Rio de 2015. A apresentação em família emocionou não só o público, mas também os próprios músicos. A última vez que ex-integrantes dos Novos Baianos tocaram juntos em terras goianas parece ter sido em setembro de 2010, durante o XI Canto da Primavera, em Pirenópolis.

Ouça, abaixo, álbum completo Novos Baianos Futebol Clube, de 1973.