A riqueza que falta em Goiânia

Data: 15 de dezembro de 2015

Fonte/Veículo: Diário da Manhã

Link direto para a notícia: http://www.dm.com.br/cotidiano/2015/12/a-riqueza-que-falta-em-goiania.html

Dados revelam que no período de 1999 à 2014 o número de cidades com bibliotecas aumentou e com livrarias diminuiu

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada na última segunda-feira (14), a proporção de cidades com bibliotecas públicas subiu de 76,3% para 97,1%, de 1999 a 2014. Ao mesmo tempo, caiu de 35,5% para 27,4% o número de cidades com livrarias , no mesmo período de tempo. Os dados da pesquisa constam no Suplemento de Cultura do Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014 (Estadic/Munic 2014).

O que muitos não sabem é que em Goiânia existem em torno de 18 bibliotecas abertas ao público, como a Cora Coralina, na Avenida 24 de outubro em Campinas, a Marieta Telles Machado, na Praça Universitária e as bibliotecas do Sesc, em diferentes pontos da cidade. Algumas delas, como a da Universidade Federal de Goiás, são abertas para pesquisa, mas só emprestam livros para alunos e funcionários da instituição. Em outras, como a biblioteca Pio Vargas, na Praça Cívica, o empréstimo é livre, mediante cadastro.

Biblioteca Marieta Telles Machado, na Praça Universitária (Fotos Euclides Maria)

Questão cultural

A tendência dos goianos, entretanto, é de frequentar livrarias, que normalmente possuem um ambiente mais atrativo, colorido, muitas com cafés e poltronas confortáveis para leitura. Falta nos goianos a cultura de frequentar as bibliotecas, é o que defende Dartony Teixeira, estudante do 4º período de biblioteconomia da UFG e que há 7 meses estagia na Biblioteca Estadual Pio Vargas, na Praça Cívica.

“Eu vejo o brasileiro como um povo que, em geral, quase não faz leitura, e quando faz é por algum interesse, como de pesquisa ou acadêmico”, argumenta Dartony. Para o estudante, além da falta de interesse da população, falta divulgação das bibliotecas, pois quase ninguém sabe da existência das bibliotecas públicas.

“Vejo que, em geral, falta investimento nas bibliotecas públicas. Aqui na Pio Vargas nós temos um ambiente climatizado, tranquilo, agradável, mas em geral, as bibliotecas públicas possuem um ambiente pouco atrativo, faltam equipamentos, o sistema de informatização deixa a desejar, o que prejudica o atendimento ao público”, comenta.

Ele conta que o número de pessoas que frequenta a biblioteca é variado, pois depende dos meses. Nas férias o movimento cai, por exemplo. Além disso, a biblioteca estava quase inacessível, já que a Praça Cívica estava passando pela reforma de revitalização, o que diminuiu bastante o movimento. Mas observou-se um aumento significativo de pessoas após a entrega da praça, e a biblioteca recebeu visitas até de turistas estrangeiros de passagem por Goiânia.

Dartony revela que cerca de 60 a 70 livros são emprestados pela biblioteca por dia (na Pio Vargas cada pessoa pode pegar 3 livros por vez), e cerca de 30 pessoas frequentam a biblioteca por dia.

Para se cadastrar nas bibliotecas públicas citadas na matéria

Foto 3X4

Documentos pessoais (xérox)

3 telefones para contato

Pessoas maiores de 18 anos

Xérox dos documentos pessoais

2 telefones para contato

Menores de 18 anos

Cópia dos documentos pessoais dos pais

Originais e cópias dos documentos pessoais do titular do cadastro

2 telefones para contato

Refúgio entre os livros

Biblioteca Municipal Cora Coralina, na 24 de outubro, em Campinas (Foto: Divulgação)

Uma das usuárias da biblioteca, uma peruana que mora em Goiânia há cerca de 15 anos, encontrou na biblioteca Pio Vargas um refúgio para aprender a língua do país para o qual havia se mudado. Dartony conta que ela aprendeu português com os livros da biblioteca e hoje é uma das usuárias mais assíduas do acervo.

Rosemary Maria Chagas, funcionária há 12 anos da Biblioteca Municipal Cora Coralina, na 24 de outubro, em Campinas, conta história parecida. Uma das usuárias do acervo da Cora Coralina possui deficiência que faz com que ela ande e fale com dificuldade. Rosemary conta que ela frequenta a biblioteca e pega livros religiosamente todas as semanas. Sobe as escadas com dificuldade, vagarosamente, mas sempre sai de lá com um exemplar.

A usuária ganhou a simpatia, confiança e admiração dos funcionários do local, que nos fins de semana ou feriados prolongados emprestam mais livros do que o sistema da biblioteca permite (apenas um por usuário, por vez). De acordo com eles, às vezes até livros de acervo particular deles é emprestado para a mulher, que sempre devolve nas datas corretas. “Ela lê o tempo todo, a vida dela é ler. O que pudermos fazer por ela, nós fazemos”, declara Rosemary.

Ela explica que por dia a biblioteca empresta cerca de 15 livros e é visitada por uma média de 40 pessoas, que usam o espaço para estudar, ler jornais ou livros, visto que a biblioteca possui estrutura e ambiente climatizado, agradável e silencioso, na medida que o movimento da avenida 24 de outubro permite.

Para Rosemary, a facilidade no acesso à informação que a internet proporciona desmotiva as pessoas a visitarem as bibliotecas, já que a informação que precisam está quase sempre à distância de um clique. Tirando os leitores assíduos que frequentam a biblioteca semanalmente, não há uma cultura  de visitas à bibliotecas públicas em Goiânia, o que Dartony e Rosemary concordam: “é uma pena”.

Bibliotecas públicas de Goiânia

Endereço: Avenida 24 de Outubro, nº 120, Setor Campinas

Telefone: 3524-1975

Sala Verde