Espetáculo "A Caolha" no Centro Cultural UFG

Data: 15 de dezembro de 2015

Fonte/Veículo: Diário da Manhã

Link direto para a notícia: http://www.dm.com.br/cultura/2015/12/espetaculo-caolha-no-centro-cultural-ufg.html

 

Através da adaptação do conto da escritora Júlia Lopes de Almeida, peça reitera a difícil relação entre mãe e filho

 

 

Uma mulher que há muito tempo não tem um dos olhos. A relação dela e do filho se abala à medida que Antonico cresce e percebe a hostilidade da cidade grande. A Cia Comfome apresenta amanhã, 15, o espetáculo A Caolha, às 19h, no teatro do Centro Cultural UFG. Através da adaptação do conto da escritora Júlia Lopes de Almeida, a história é contada por personagens também deficientes. A apresentação do espetáculo faz parte do 8º Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás (FUGA 8).

Com forte influência do circo de horrores e de uma visualidade que subverte o ambiente doméstico, a música, executada ao vivo, é um importante elemento de construção da dramaticidade. Rui Bordalo, artista português responsável pela trilha sonora, afirma que não houve particularmente um caminho muito claro, mas acabou se apaixonando por cada passo dado na construção da trilha sonora. “A música colabora para as cenas em que há uma troca na relação de filho e mãe, seus conflitos, sofrimentos e ambições.”

ACaolha_BF02 - Copia (1)

Dirigido por Hélio Fróes, o processo de criação nasceu a partir de encontros em um amplo apartamento no centro de Goiânia e também no Grande Hotel, prédio histórico da Avenida Goiás. A visualidade do espetáculo busca referências no clássico O Homem Elefante (1980), filme do gênero drama biográfico, dirigido por David Lynch e em fotografias de antiquários paulistanos adquiridas pelo diretor de arte Benedito Ferreira.

De acordo com o ator Allan Santana, que integra a Cia Comfome, o espetáculo ilustra a história de diferentes pessoas que sofrem preconceito por conta de uma condição que foge dos padrões. “A caolha são os gays, os deficientes físicos, transexuais, lésbicas, negros, mulheres, pobres… Gente que se vê numa condição de subjugado por uma sociedade que oprime e reprime quem não tem os padrões pré-definidos. E o que isso faz com eles. É um espetáculo popular, com texto popular e que trata de assuntos profundos que todo mundo já viu ou passou”.

ANOTE

Cia. Comfome apresenta A Caolha

Data: 15 de dezembro

Horário: 19h

Local: Centro Cultural UFG

Duração: 60 minutos

Classificação etária: 12 anos

Entrada: R$ 10 inteira, R$ 5 meia