Secretária de Educação explica para conselheiros tutelares gestão por OS's em escolas

Data: 26 de dezembro de 2015

Veículo: Diário de Goiás

Link direto para a notícia: http://diariodegoias.com.br/cidades/21261-secretaria-de-educacao-explica-para-conselheiros-tutelares-gestao-por-os-s-em-escolas

raquel conselheiros tutelares

Secretária durante reunião com conselheiros tutelares (Foto: Leoiran)

A secretária de estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), Raquel Teixeira, se reuniu neste sábado (26), com conselheiros tutelares da capital. O encontro foi para explicar a gestão compartilhada a ser implantada na rede pública estadual de ensino entre o poder público e Organizações Sociais.

Para a gestora, no momento o assunto não é o aluno e a possibilidade de que aprenda mais, em um ambiente mais seguro e melhor, mas sim, uma desconfiança que ela classifica como infundada sobre o papel das OS’s nas escolas estaduais. “Essas reuniões que temos realizado têm o objetivo de esclarecer sobre esse papel das OS’s, o formato do contrato a ser estabelecido e os motivos pelos quais o governo tem convicção de que a gestão compartilhada contribuirá para melhorar a qualidade da Educação em Goiás”, destacou a secretária.

Na reunião, a Secretária enfatizou a importância do papel do Conselho Escolar e do Diretor eleito na relação entre a Seduce e a Organização Social. “Prefiro o diretor e os professores plenamente delicados à atividade mais nobre da educação, que é a aprendizagem dos alunos”, argumentou. Ela também informou sobre a situação dos 70% dos professores efetivos da rede, cujos direitos são assegurados.

Sobre concursos, a Secretária esclareceu que é uma Lei Federal e que em algum momento o estado terá de fazer concurso público. Sobre os professores em contrato temporário, esclareceu que eles terão a oportunidade de um contrato celetista, com todas as garantias trabalhistas, inclusive o piso salarial de R$ 2,4 mil nas OS’s. A secretária ainda afirmou c que não haverá cobrança de mensalidades, taxas ou contribuições e a escola continuará sendo pública, gratuita e inclusiva.

Entre os presentes, assinaram a lista, William Carlos da Silva, representante dos 30 Conselheiros Tutelares de Goiânia, e:

Érica Reis – Região Central

Roselei M. de Sá Galhardo – Região Centro-Sul

Darlan Canarinho – Região Noroeste

Ismael Carvalho – Região Noroeste

Júnior Borges – Região Noroeste

Rondinelly Barbosa - Região Norte

Bruno Souza – Região Norte

Daniel A. Lima – Região Leste

Ivanete Costa – Região Noroeste

Luiz Gomes – Região Oeste

Ana Amélia Leda Tavares – Região Leste

Valdivino E. Silveira – Região Norte

Maria dos Remédios – Região Centro-Sul

Reuniões

Segundo a Seduce, o encontro deste sábado faz parte de uma série de conversa, que a secretária tem feito com grupos de pessoas e instituições, sobre a gestão compartilhada a ser implementada na rede pública estadual de ensino.

Durante esta semana, a secretária Raquel Teixeira se reuniu também com representantes do Fórum Estadual de Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Também foram enviados ofícios convidando o Conselho Estadual de Educação, a Faculdade de Letras da UFG, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), a União Estadual de Estudantes (UEE) e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes).

Na agenda de reuniões para esclarecimento sobre a parceria das organizações sociais ainda estão previstos encontros com diversos outros grupos e entidades ligados à Educação em Goiás, além de pais, alunos e professores das escolas estaduais.

Com informações da Seduce