MEC suspende novas matrículas em cursos de 3 faculdades de Goiás; veja

Data: 29 de dezembro de 2015

Veículo: G1 Goiás/TV Anhanguera

Link direto para a notícia: http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/12/mec-suspende-novas-matriculas-em-cursos-de-3-faculdades-de-goias-veja.html

Segundo órgão, instituições obtiveram notas baixas ao serem avaliadas. Outros 13 cursos sofreram medias cautelares; unidades questionam dados.

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu a realização de novas matrículas em cursos superiores de três faculdades de Goiás. A decisão foi tomada porque as instituições de ensino obtiveram notas igual ou menor a 2 em avaliações feitas pela órgão, desempenho considerado fraco. Outros 13 cursos receberam medidas cautelares.

Os cursos que estão impedidos de receber novos alunos são: engenharia Civil (Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás), sistemas de informação (Faculdade Sul-Americana - Fasam) e engenharia da computação (Uni-Anhanguera).

Já as unidades particulares que receberam sanções do MEC são: arquitetura e urbanismo, engenharia civil, engenharia de produção, engenharia elétrica e filosofia (PUC Goiás); engenharia de controle e automação (Universidade Paulista - Unip); e engenharia da computação, ciências biológicas, química e engenharia mecânica (Uni-Anhanguera).

Outras dois cursos pertencem a faculdades públicas: análise e desenvolvimento de sistemas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFG); e ciências biológicas e geografia (Universidade Federal de Goiás - UFG).

Em todo o país, 68 cursos foram suspensos e 343 receberam algum tipo de sanção.

Respostas

O presidente do Sindicato das entidades Mantedendoras de Estabelecimentos de Educação Superior de Estado de Goiás (Semesg), Jorge de Jesus Bernardo, responsável pelas instituições particulares, questionou o resultado. Segundo ele, este índice é provisório e não pode servir como ranking de avaliações das unidades de ensino.

Já a UFG informou que está analisando os resultados da avaliação para tomar as medidas necessárias.

O IFG também foi procurado pela TV Anhanguera, mas foi informada que o departamento de imprensa funciona somente até às 13 horas.

Estudantes se concentram na porta da área I da PUC-GO antes da abertura dos portoes em Goiânia. (Foto: Gabriela Lima/ G1)

PUC é uma das três faculdades que tiveram cursos com matrículas suspenas (Foto: Gabriela Lima/ G1)