Smartphones | Conveniência que gera lucro

Data: 04 de janeiro de 2016

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/economia/smartphones-conveni%C3%AAncia-que-gera-lucro-1.1015856

Mais ágeis, os smartphones mantêm vendas em alta e tende a concentrar cada vez mais tarefas no dispositivo

04/01/2016 06:00Zuhair Mohamad

Produtor gráfico Marco Solá substituiu vários aparelhos pela facilidade do smartphone

Katherine Alexandria

O smartphone substituiu o computador na maioria das atividades que o produtor gráfico Marco Solá, de 27 anos, tem de desempenhar. Os olhos e os dedos só desgrudam do telefone para o teclado físico, mouse e monitor no trabalho, principalmente quando precisa de um arquivo muito extenso. O comportamento é cada vez mais comum e cresce à medida que os novos aparelhos ficam mais robustos.

Sob o cenário da crise econômica, na indústria de eletroeletrônicos, o segmento de Telecom foi o único a ter resultado positivo em 2015, com crescimento de vendas na ordem de 4%, segundo a projeção da empresa alemã de estudos de mercado GfK, principalmente pelas vendas de smartphones. Nesse grupo, se destacam os dotados de tecnologia 4G e os que têm telas maiores do que cinco polegadas, com opções que vão de aparelhos topo de linha aos populares.

Assim, com internet mais rápida e tela que permite ler por mais tempo e acessar vídeos e fotos de melhor forma, não só o computador, mas uma lista de objetos (veja no quadro) também passou a ficar de lado. “Não uso mais máquina fotográfica, relógio ou agenda, há pelo menos três anos, porque a praticidade é muito maior e tudo está conectado”, relata Marco sobre o que a maioria dos consumidores vivencia.

Sem volta

Para o produtor gráfico, o caminho não tem volta. “Não vou mais ao banco pegar fila, faço pelo celular a maioria das coisas. Até ingressos para festivais, tudo é pela tela do celular. É só mostrá-lo para entrar”, frisa. Ele conta que a mudança de comportamento aconteceu aos poucos e cresceu com o uso do Facebook, Instagram e WhatsApp. O telefone fixo passou a ser menos usado, depois o equipamento fotográfico e assim por diante.

Marco também não está sozinho nessa. As redes sociais são apontadas como responsáveis pelo maior uso do celular para acessar internet, o que já compete com o uso por meio de computadores. Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, 71% dos brasileiros acessam internet via computador ou notebook e 66% pelo smartphone. Sendo que 19% usam o celular ao mesmo tempo em que assistem TV.

“Cada vez mais vai ter dispositivos móveis e tecnologia que vai agregar outras funções e substituir um conjunto de aparelhos. A primeira geração de celulares foi diminuindo o tamanho porque era focada em uma única função, falar, ou mandar mensagem. Quando começou agregar conteúdo multimídia, passou a aumentar o tamanho”, pontua o coordenador no MediaLab da Universidade Federal de Goiás (UFG), Daniel Christino.

O professor explica que o smartphone se popularizou por agregar vários serviços num único dispositivo, o que foi possível por meio dos aplicativos, que permitem escolher o que usar. Tudo isso vai além de funções como calculadora e relógio. Para Daniel, geolocalização e recursos de realidade aumentada, por exemplo, também permitem perceber como é modificada a interação com o espaço.

Com os dispositivos vestíveis, como os relógios inteligentes, ele acredita que a integração de dispositivos móveis, corpo humano e espaço ficará ainda maior, se a tendência se consolidar como foi o caso dos smartphones. “São duas grandes tendências, a internet das coisas e wearable media (tecnologias vestíveis). Os objetos vão adicionar um uso associado ao consumo de informação”, acredita.