Férias também é tempo de estágio

Data: 9 de janeiro de 2016

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/economia/f%C3%A9rias-tamb%C3%A9m-%C3%A9-tempo-de-est%C3%A1gio-1.1018991

De janeiro a fevereiro serão ofertadas cerca de 2,5 mil vagas somente pelo IEL e CIEE em Goiás

09/01/2016 06:00Mantovani Fernandes

Jorcelen Francisco Coelho, de 33 anos: estágio desde o ensino médio

Katherine Alexandria

O período das férias não reserva só descanso, mas é também temporada de oferta de estágio. Após a virada do ano, as empresas costumam abrir vagas, pois muitos contratos vencem no fim de ano. Mesmo com a crise econômica, em 2016, o mercado mantém em alta as oportunidades que somam 2,5 mil em Goiás para janeiro e fevereiro no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

As vagas são para estudantes do ensino médio, técnico e superior. Somente o IEL estima 1,3 mil para os dois primeiros meses do ano, uma demanda também justificada pela formatura e efetivação de alunos. “A procura e abertura de vagas não caiu, mesmo com a crise. De férias, de onde estiver, há ferramentas on-line e é possível concorrer e aproveitar o momento”, pontua o gerente de mercado do IEL em Goiás, Marcelo Melo.

Entre as dicas, ele explica que os candidatos também devem aproveitar o período para fazer cursos na área que têm interesse e mostrar iniciativa. “Temos muitos alunos que visitaram empresas e acabaram descobrindo que precisavam de estagiário.” Já entre as exigências, o conhecimento em pacote office do Windows (Excel, Word) aparece para os diversos níveis e em línguas estrangeiras é tido como diferencial, como detalha.

Em alta

Este ano, nas áreas que possuem maior oferta (veja o quadro) o destaque é para administração de empresas. “Tivemos o boom da construção civil, quando as engenharias apareciam com mais vagas, o que mudou pelo momento atual da economia. Administração é ampla da pequena a grande empresa busca estagiários”, defende sobre as ofertas em alta que classifica como sazonais. Houve também incremento de ofertas para quem cursa o ensino médio.

O estudante de Ciências Contábeis, Jorcelen Francisco Coelho, de 33 anos, já havia estagiado no ensino médio e agora aproveitou as férias para colocar em prática a teoria que aprendeu na faculdade. Quando foi renovar a matrícula, perguntou na própria instituição de ensino se haveria ali mesmo uma vaga. Encontrou e há um mês passa cinco horas na área administrativa da Sociedade Educacional Noroeste.

“Fui com pulso firme, além do conhecimento é uma chance de entrar no mercado que hoje tem pouca oportunidade”, diz ele, que está no último ano do curso.

A estudante de Engenharia Elétrica, Denise Ribeiro Machado, de 22 anos, também aproveitou as oportunidades que aparecem no período e começou o estágio na última segunda-feira na Celg Distribuição (Celg D). “Comecei no meio do ano como obrigatório e agora o não obrigatório, que é remunerado.”

Da primeira vez ela também havia aproveitado o momento de folga enquanto ocorria greve na Universidade Federal de Goiás (UFG). “Quando não tem aula posso me dedicar mais e aprender mais. Não consigo ficar em casa.” Denise diz que enviou currículo, fez cadastro no IEL e ficou atenta a abertura de vagas. “Com estágio fico mais confiante, pois convivo com pessoas da área e tenho mais responsabilidade e base para atuar”, afirma ela que também irá concluir o curso neste ano.

Zuhair Mohamad

Denise Ribeiro Machado, de 22 anos, faz estágio na Celg Distribuição