Começa o período de inscrições para o Sisu

Data: 12 de janeiro de 2016

Fonte/Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/28712/titulo/comeca-o-periodo-de-inscricoes-para-o-sisu

Começou ontem (11), o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Candidatos interessados em conseguir uma vaga em universidades públicas e algumas instituições privadas tem até quinta-feira (14), para se inscreverem pelo site do sistema.

Na Universidade Federal de Goiás (UFG), são 140 os cursos que disponibilizam vagas com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No total, serão cerca de 6.345 novos estudantes nos campi de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Catalão, Cidade de Goiás e Jataí. Este é o segundo ano consecutivo em que a instituição utiliza o Sisu para cobrir 100% de suas vagas.

Conforme explica o pró-reitor de Graduação da UFG, Luiz Mello, do total de vagas abertas, 50% são destinadas ao sistema de cotas. Dentre esse porcentual, metade é para candidatos provenientes de escolas públicos e cuja renda familiar mensal tenha média igual ou inferior a salário mínimo e meio. A outra metade é destinada àqueles que também cursaram os três últimos anos do Ensino Médio na escola pública, mas que tenham renda maior que a estipulada para a outra reserva. Ainda dentro das duas variantes, há vagas destinadas a negros, pardos, indígenas e deficientes auditivos.

De acordo com Mello, o medo de alguns candidatos e professores de que estudantes goianos estejam perdendo chances de estudar em seu próprio Estado após a implementação do Sisu não é justificado. “A maioria absoluta das vagas é da população de Goiás”, diz, referindo-se aos processos seletivos realizados nos anos anteriores.

Inscrição

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter prestado o Enem sem ter zerado a redação. A lista dos cursos ofertados está no site do Sisu (www sisu.mec.gov.br), na página referente à UFG. Lá, assim como no site da instituição, também pode-se conferir o peso de cada disciplina da prova do Enem para o ingresso na graduação escolhida.

Ao fazer a inscrição, o candidato pode escolher até dois cursos, optando pela instituição, cidade, curso e turno em que deseja estudar. Conforme o processo seletivo avançar, as notas de corte de cada curso serão divulgadas, possibilitando que o candidato altere a opção de graduação baseado em sua nota.As inscrições para as listas de espera ainda não têm data definida, mas devem ocorrer em fevereiro e março.

“Sistema mais humano” na seleção

O estudante de Engenharia da Computação, Heverson Barbosa Ataíde, 22 , foi um dos primeiros a fazer a inscrição para a UFG no Sisu 2016. “Eu estava acordado por volta da 1h da madrugada. Vi a página disponível e fiz a inscrição pelo celular ”, conta.

Heverson já é estudante da UFG, ingressou pelo vestibular. Mas, por enfrentar dificuldade em algumas disciplinas, tenta nova vaga pelo Sisu .

“Para nós em Goiás o Sisu não ficou muito bom. Ele fez com que aumentasse bastante a concorrência para quem entra aqui”, avalia o estudante.

Já Bruna Furtunato, 19,  tenta pela primeira vez uma vaga na UFG. “Em 2015 tive problemas com a inscrição do Enem e não fiz a prova”, relata.

Agora, ela sonha com uma vaga para Medicina Veterinária. Ela apóia o Sisu por entender que ele garante chances igualitárias na disputa por uma vaga.

Para Célio Knupp, coordenador de curso preparatório em Goiânia, o Enem não é conteudista. Ele aplica a matéria ao cotidiano e muda a forma como o estudante se relaciona com ela”, diz. “É um sistema mais humano, que pega o aluno com melhor preparo para a vida”, conclui.