Peça explora tensões e angústias e estreia hoje e segue até domingo

Data: 14 de janeiro de 2016

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/pe%C3%A7a-explora-tens%C3%B5es-e-ang%C3%BAstias-e-estreia-hoje-e-segue-at%C3%A9-domingo-1.1021330

Com texto de Verusca Caroun e direção de Michel Mauch, a peça As Mulheres que Não Vestiam Calças será apresentada de hoje até domingo, a partir das 20 horas, no Centro Cultural UFG (Av. Universitária, Setor Universitário). O espetáculo é da Companhia d’Os Palimpsestos de São Paulo e foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014. A encenação explora as tensões criadas pela angústia diante da eminência da morte e pela ausência da figura masculina. Os ingressos custam R$ 20 (inteira).

O espetáculo conta no elenco com Janaina D’Freitas (Francisca), Marina Regis (Joaquina), Bruna Potenza (Soldado 1 ou Capitão), Renata Alves (Soldado 2 ou Babão) e Bianka Bélaváry (Soldado 3 ou Samambaia). No enredo, as irmãs Francisca e Joaquina são duas entre várias mulheres que restaram num povoado, depois que todos os homens foram convocados à guerra. Uma vez extinta a figura do pai, a mãe se confina no próprio quarto, deixando a casa à mercê das irmãs, o que gera embate sobre morte e aprisionamento.

Além das apresentações, o grupo oferece ao público duas oficinas sobre o reaproveitamento de materiais descartáveis. Os ensaios para a peça começaram em 2013 e a estreia foi em maio de 2014 em São Paulo. Outro prêmio conquistado pela montagem foi o de melhor direção no 22º Programa Nascente da USP em 2014. O grupo foi fundado por Michel Mauch e Janaina D’Freitas em 2011 e o primeiro espetáculo encenado foi Na Toca do Coelho (2013) na Mostra de Experimentos Teatrais do Jabaquara, em São Paulo.

As Mulheres que Não Vestiam Calças : hoje a domingo