Festa para quem conseguiu vaga

19 de janeiro de 2016

Fonte: O Popular

Link da matéria: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/festa-para-quem-conseguiu-vaga-1.1024383

Um dos dias mais aguardados pelos futuros universitários chegou e trouxe alegria para muita gente. Com a divulgação ontem no site do Ministério da Educação (MEC) do resultado da chamada regular da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016, estudantes goianos comemoraram a realização do sonho de ingressar na universidade.

Como Bruna Felício de Carvalho, de 19 anos, que depois de dois anos dedicados aos estudos, festejou o 1º lugar para o curso de Medicina na Universidade Federal de Goiás (UFG). “Estou muito feliz, às vezes acho que deve ser alguma piada. É um alívio, mas ao mesmo tempo fico tensa, pois sei que é um curso pesado e requer muita dedicação”, conta.

Contente, a estudante Tamires de Carvalho Martins, de 18 anos, já aguarda ansiosamente para o início do curso em Pedagogia. “Alegria muito grande, estou realizando meu sonho. Um fardo a menos.”

Rafael Henrique, de 18, aluno de escola particular, também comemora a aprovação para o curso de Ciências Biológicas. “Estou realizando o sonho. Espero que dê tudo certo e vou lutar para isso.”

Aprovada também em 1º lugar para Medicina, mas na Universidade de Brasília (UNB), a chamada para mais de 228 mil vagas em todo o País vai mudar a vida e o endereço da estudante Luana Moraes, de 17 anos. Ela estudou todo o Ensino Médio em escola pública, e mesmo com a pouca idade diz estar preparada. “Estou feliz e animada, serão os anos mais lindos da minha vida”, diz.

E para a administradora Daniela Cristina Gomes, 38, a esperança está na lista de espera. A filha, que não quis se identificar, tentou o curso de Medicina e por 15 pontos não foi selecionada para a vaga tão desejada. “Ela se inscreveu na lista de espera, e estamos confiantes de que ela vai conseguir”, afirma.

O pró-reitor de Graduação da UFG, Luiz Mello, informa que foram oferecidas 6.345 vagas para os 150 cursos disponíveis nos cinco câmpus da universidade. “Não é possível saber quantos foram selecionados nessa primeira chamada, mas vamos aguardar a lista de espera e, até março, quando iniciarem as aulas, vamos receber e acolher todos os calouros.”

Matrículas

Os novos universitários devem ficar de olho no período de matrículas, que vai do dia 22 ao dia 25. O Sisu usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos às vagas em instituições públicas de educação superior em todo País. Quem não conseguiu uma vaga pode ainda manifestar, no próprio site do Sisu, interesse em entrar na lista de espera. O prazo para isso começou ontem e segue até sexta-feira.

Ontem, houve também quem, mesmo não conseguindo uma vaga para o curso dos sonhos, não pretende desistir. Yasmin Gonçalves, de 20 anos, estuda há três anos para ingressar no curso de Medicina. Apesar de ter tirado 1000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, ela não alcançou o ponto de corte para ter direito a uma vaga. “Estou feliz por perceber que está tendo retorno, desta vez não deu, mas cheguei perto”, anima-se.

Com a média de 739,34, ela conta que passou para outros cursos, mas deixa claro sua persistência: “Vou insistir em Medicina. É meu sonho”.