Cartografias Colaborativas propõem mapear memória de Paranapiacaba

18 de janeiro de 2016

Fonte: ABC do ABC

Link da matéria: http://www.abcdoabc.com.br/santo-andre/noticia/cartografias-colaborativas-propoem-mapear-memoria-paranapiacaba-35466

Oficina gratuita será realizada pelo Iphan em 27 de janeiro na biblioteca Ábia Ferreira Francisco, na Vila de Paranapiacaba

Encontro será realizado na biblioteca da vila

Crédito: Anderson Pedro/PSA

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com apoio da Prefeitura de Santo André e Plataforma Paranapiacaba - Memória e Experimentação, realiza a Oficina de Cartografias Colaborativas na Biblioteca de Paranapiacaba Ábia Ferreira Francisco, em 27 de janeiro. Entrada franca

Sob os temas “Suas memórias contam histórias e O que é patrimônio para você?”, a oficina propõe integrar as memórias coletivas em um projeto de Educação Patrimonial por meio da elaboração conjunta de mapas que traduzam caminhos afetivos, percursos históricos, formas de apropriação, tendo como protagonista o Patrimônio Cultural da Vila de Paranapiacaba, tangível e intangível.

PROGRAMAÇÃO:

1. Narrativas da Memória - das 10 às 13h.

Conte sua História. Compartilhe fotos, registros, mapas e objetos que falem de sua relação afetiva com a Vila de Paranapiacaba. Atividade coletiva.

2. Memória Mapeada - das 14 às 17h.

Suas Memórias integrarão a criação coletiva de uma Cartografia Colaborativa – impressa e virtual – resultante do diálogo com o território mapeado: uma representação da memória coletiva. A Cartografia Colaborativa se configura como um dispositivo de mobilização das memórias, campo de proposições e compartilhamento de conhecimentos e processos. Atividade coletiva de criação, registro e publicação.

A oficina conta com a colaboração da AMA, Sisem, Unifesp, Senac, UNG - Escritório Modelo, UFABC, UFG/MediaLab, UG Universidade de Girona-Espanha, Rede Paulista de Educação Patrimonial e Rede Internacional de Educação Patrimonial.

SERVIÇO:

Cartografias Colaborativas