Jovem passa em 1º em medicina na UFG após fazer Enem quatro vezes

Data: 21 de janeiro de 2016

Veículo: G1 Goiás

Link direto para a notícia: http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/01/jovem-passa-em-1-em-medicina-na-ufg-apos-fazer-o-enem-quatro-vezes.html

Bruna Carvalho, de 19 anos, foi uma das selecionadas pelo Sisu, em GO. Ela diz que, durante dois anos, fez maratona diária de estudos de até 9h.

Após prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por quatro vezes, a estudante goiana Bruna Felício de Carvalho, de 19 anos, foi uma das selecionadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para uma vaga na Universidade Federal de Goiás (UFG). A boa nota obtida no exame lhe garantiu o primeiro lugar em medicina.

Após a divulgação do resultado, Bruna passou o dia comemorando com familiares e amigos. Fotos mostram a estudante toda suja de tinta durante o trote (veja no vídeo acima).

Consulta no Sisu mostra que Bruna obteve nota

de 821,73 (Foto: Reprodução/Sisu)

A lista da chamada regular do Sisu foi divulgada pelo Ministério da Educação na segunda-feira (18). Segundo o sistema, Bruna atingiu 821,73, sendo que a nota de corte para medicina na UFG foi de 775,10.

Consulta no Sisu mostra que Bruna Felício de Carvalho, 19, passou em 1º lugar em medicina na UFG, em Goiás (Foto: Reprodução/Sisu)

Apesar da alegria, Bruna lembra que não foi fácil atingir o objetivo. Prestando o Enem desde o 2º ano do ensino médio, ela diz que chegou a pensar que não conseguiria.

“Você estuda com as pessoas e pensa que vai passar junto com elas. Aí quando vê todo mundo passando e você ficando para trás, é uma sensação muito ruim. Aí no outro ano você pensa que vai, mas dá errado de novo. Aí não tem como não pensar em desistir”, afirma.

Porém, mesmo depois de terminar o ensino médio, Bruna continuou focada nos estudos por mais dois anos. Além de um cursinho, ela conta que fazia uma maratona de estudos de até nove horas por dia.

“Eu fazia o cursinho pela manhã e, quando não tinha aula à tarde, estudava em casa até de madrugada. Fazia simulados aos sábados e no domingo eu tinha que fazer a redação para entregar na segunda-feira”, lembra a jovem.

Amiga da estudante há seis anos, Anna Clara Vilela de Sene Rezende diz que ela sempre foi muito dedicada e agora está colhendo os frutos que plantou. “Desde o 9º ano que a conheço, ela sempre foi uma aluna muito estudiosa e dedicada. Foi assim por todo o ensino médio e está aí o resultado”.

Agora, Bruna deixa um recado para quem não foi aprovado em nenhuma universidade neste ano. “Se você sabe o que quer, não deve desistir mesmo. Uma hora chega a sua vez”, disse.

Bruna Felício de Carvalho, 19, passou em 1º lugar em medicina na UFG, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Bruna passou em 1º lugar em medicina na UFG, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)