MEC se empenha em criar universidades em Catalão e Jataí

Data: 21 de janeiro de 2015

Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/mec-se-empenha-em-criar-universidades-federais-em-catalao-e-jatai/

Audiência discutiu criação de mais duas universidades federais para Goiás.Crédito Humberto Silva

Audiência discutiu criação de mais duas universidades federais para Goiás Foto: Humberto Silva

Em audiência no Ministério da Educação, o governador Marconi Perillo foi informado pelo ministro Aloizio Mercadante que, assim que forem retomados os trabalhos legislativos no Congresso Nacional, será enviado projeto de lei que cria universidades federais em Catalão e Jataí. O projeto seria viabilizado a partir das estruturas existentes nos campus da UFG de Catalão e Jataí.

A criação das duas novas universidades, no entendimento do ministro, vai melhorar a administração da instituição. “Hoje, um único reitor tem que cuidar dos campus distribuídos pelo Estado inteiro. Com novos reitores haverá melhora na eficiência e na gestão, além de se criar uma identidade regional”, defendeu Mercadante.

Ele ainda alegou que os campus de Catalão e de Jataí estão consolidados, têm estrutura e densidade para incorporar uma nova universidade. “Chegou a hora de Goiás ampliar o número de universidades federais”, disse o ministro em audiência na tarde da quarta-feira, dia 20.

Autonomia

Conforme consta no projeto, as duas universidades terão autonomia para criação de novos cursos. Ambas já conseguiram aprovação no MEC para implantar o curso de Medicina. Agora, elas passariam por um trabalho de identificação das necessidades regionais para que seja desenhado um polo de desenvolvimento cultural, científico e tecnológico nas duas regiões.

O governador Marconi Perillo agradeceu pelo compromisso assumido pelo ministro e também pela presidente da República Dilma Rousseff com a causa. “Com essa união de forças vamos possibilitar a Goiás triplicar o número de universidades federais. Esse é um fato histórico da mais alta relevância. Essa talvez seja a decisão mais importante para Goiás nesta última década”, enalteceu Marconi.

Atualmente, os dois campus oferecem 20 cursos de graduação, além de mestrado e doutorado. A criação das duas universidades é um anseio de anos. Nesse período, o Governo de Goiás tem cofinanciado as instituições, recordou o governador. “Durante nossos governos temos contribuído para pagar professores, na construção de importantes edificações e investido na melhoria geral das universidades”, declarou Marconi, ao defender que espera que nos próximos dois meses seja cumprido tal compromisso.

Mais informações: (62) 3216-4554