Prefeitura de Goiânia realiza 1ª Conferência Municipal LGBT

Data: 03 de Fevereiro de 2016

Fonte/veículo: Athos GLs

Link direto para a notícia: http://www.athosgls.com.br/noticias_visualiza.php?contcod=39635

 

03/02/2016:

Por Larissa Quixabeira

 

Principal palestra do dia será da ativista Simmy Larrat, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

 

No próximo dia 20 de fevereiro, será realizada em Goiânia a 1ª Conferência Municipal LGBT. O evento, comandado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia, terá como tema “Por um brasil que criminalize a violência contra lésbicas gays bissexuais travestis e transexuais”.

A conferência acontecerá no auditório da Faculdade de Odontologia da UFG, no setor Universitário, com atividades das 8 às 17 horas da tarde. A primeira palestrante do dia é a coordenadora-geral de Promoção dos Direitos de LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Simmy Larrat.

Na parte da tarde, serão quatro eixos de discussão: políticas intersetoriais, pacto federativo, sistema nacional de promoção da cidadania, enfrentamento da violência e participação social; comunicação em direitos humanos; segurança pública, sistema de justiça e defesa dos direitos humanos para a população LGBT; e marcos jurídicos e normativos para o enfrentamento da violência contra a população LGBT.

Para o secretário de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Pedro Wilson, “essa discussão é importante porque é um tema muito presente na luta dos direitos humanos. No Brasil é muito alto o índice de violência contra ativistas e população LGBT em geral.”

Neste sentido, Pedro Wilson afirma que, a partir da conferência, o objetivo é desenvolver linhas de programas e projetos sociais de apoio legal para a defesa de vítimas de violência, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade, e maior investigação e consequente punição dos agressores

Segundo a secretaria municipal, a conferência é o primeiro passo de um tripé de ações planejadas para promover a cidadania para a comunidade LGBT em Goiânia. Os próximos passos são a criação de um conselho municipal e de um plano municipal com projetos, campanhas e atividades pró direitos humanos.

“Precisamos descobrir formas de vencer os preconceitos, investir em políticas de direitos humanos no sentido de elucidar a população e um programa de atividades, com participação ativa do próprio movimento LGBT”

A conferêcia é também parte de ações que ocorrem em todo o país em preparação para a Conferência nacional LGBT, programada para abril deste ano. Durante a conferência municipal, serão eleitos delegados que representarão a capital na conferência estadual, marcada para os dias 26 e 27 de fevereiro, em Goiânia.

A partir da organização da conferência nacional, foi estabelecida a convocação de conferências estaduais e municipais e, até agora, Goiânia é a única cidade no estado a organizar uma conferência municipal.

http://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/prefeitura-de-goiania-realiza-1a-conferencia-municipal-lgbt-57772/