Aprovadas propostas para vinda de pesquisadores do Reino Unido

Data: 04 de Fevereiro de 2016

Fonte/veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/aprovadas-propostas-para-vinda-de-pesquisadores-do-reino-unido/

Data de publicação: 4 de fevereiro de 2016 - 9:20

pesquisa estudo

Pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) – uma sobre dinossauros e outra sobre interação homem-computador – foram selecionadas entre as propostas para a vinda de pesquisadores de instituições do Reino Unido ao Brasil. O resultado da chamada Fellowships, Research Mobility and Young Investigator foi divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) nesta quarta-feira, dia 3, e prevê o intercâmbio de pesquisadores de instituições britânicas para o desenvolvimento de estudos com parceiros brasileiros, por períodos que variam de duas semanas a quatro anos.

O edital foi desenvolvido no âmbito do Fundo Newton, por meio da parceria entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), ao qual a Fapeg está vinculada junto a outras FAPs, e as Academias Britânicas (UK Academies). São três as modalidades de auxílio: bolsas de estudo, bolsas de mobilidade e bolsas para jovens pesquisadores (Fellowships, Research Mobility Grants, e Young Investigator Grants). As duas propostas aprovadas em Goiás foram contempladas na categoria Bolsa Mobilidade do Pesquisador (Research Mobility Grants).

Propostas contempladas

O primeiro projeto aprovado em Goiás é da área da Paleontologia – Dinosaurs and other fossil vertebrates from the Bauru Group of southern Goiás State, Central Brazil – e deverá trazer a Goiás o pesquisador Stephen Louis Brusatte, da School of GeoSciences, da University of Edinburgh, para empreender estudos em conjunto com o professor Carlos Roberto dos Anjos Candeiro, do curso de Geologia da UFG, sobre fósseis de dinossauros localizados na região Sul do Estado. A ideia, segundo o projeto, é fazer um paralelo entre os fósseis encontrados no Brasil, denominado Grupo Bauru, com os fósseis já estudados no Hemisfério Norte e comparar as informações desses materiais, sobretudo nas diferenças e similaridades antes do período de extinção. Estão previstos expedições à região Sul do Estado para o estudo de novos fósseis e apresentação dos resultados em evento na Universidade, em julho.

O outro projeto aprovado trabalha com a questão da interação humano-computador na visualização de dados por meio de desenhos gráficos – Empirical Evaluation of Graph Drawing Algorithms Based on Human Evaluation Processes. Para isso, trará a Goiás o pesquisador da School of Computer Science da University of St. Andrews, Aaron J. Quigley, que atuará em conjunto com o professor Hugo Alexandre Dantas do Nascimento, do Instituto de Informática (INF) e MediaLab, da UFG. O objetivo, de acordo com o projeto, é desenvolver novas abordagens para os processos de desenho gráfico e visualização de informações, dentro das interações humano-computador, particularmente no uso de redes de interação. Estão previstos, além dos estudos conjuntos, a participação dos pesquisadores no 4º Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas (SIIMI) e um seminário sobre o assunto, no mês de maio.

Chamada

Lançada em parceria com as Academias Britânicas no escopo do Fundo Newton, em julho de 2015, a chamada Fellowships, Research Mobility and Young Investigator viabiliza a vinda de pesquisadores do Reino Unido ao Brasil para desenvolver estudos com parceiros brasileiros, por períodos pré-determinados. Foram submetidas 96 propostas, em todo o Brasil, das quais 55 serão financiadas. Ao todo, 17 FAPs estiveram envolvidas na chamada, sendo que 11 delas, incluindo a Fapeg, tiveram projetos selecionados em seus estados e vão dar contrapartida aos valores investidos pelo Fundo Newton.

As áreas de pesquisa atendidas foram: Engenharias, Ciências Naturais, Humanas, Sociais e Médicas (incluindo pesquisa clínica e orientada a pacientes). O início das atividades contempladas está previsto para o mês de março. O resultado final da Chamada pode ser acessado no link.

*Assessoria de Comunicação da Fapeg e Confap