Vítima de câncer, Valéria Zanini morre ao 65 anos na Dinamarca

10 de fevereiro de 2016

Fonte: O Popular

Link da matéria: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/v%C3%ADtima-de-c%C3%A2ncer-val%C3%A9ria-zanini-morre-ao-65-anos-na-dinamarca-1.1035272

 

Morreu às 8 horas de ontem, horário de Brasília, a pianista goiana Valeria Zanini, de 65 anos. Ela lutava contra um câncer no intestino desde junho de 2015, quando foi diagnosticado.

Nascida em Anápolis, iniciou sua carreira musical no antigo Conservatório de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na década de 1970 complementou seus estudos no Rio de Janeiro e Chile.

Desde 1974 é radicada na Dinamarca, onde se destacou pelo pioneirismo da música brasileira para o público do país, em apresentações na rádio e TV dinamarquesa. Foi condecorada com a Ordem do Rio Branco por divulgar a música clássica brasileira no exterior. Teve cinco álbuns gravados, entre eles, um com interpretações do compositor Heitor Villa-Lobos.

Em entrevista de 2012 para a TV UFG, disse que apesar de morar há muitos anos na Dinamarca, nunca perdeu suas raízes brasileiras. “Entre as raízes mais profundas está a Cidade de Goiás”. Na época, participava de um encontro de músicos na cidade.

Mesmo na luta contra o câncer, se apresentou em dois concertos como solista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, em agosto do ano passado. Foram suas últimas apresentações.

Experiência Única

O também pianista goiano Clovis Alessandri, amigo de Zanini, descreveu a reação da plateia com a artista. “Valeria infalivelmente encantava o público com sua extraordinária capacidade de fazer a arte de tocar piano uma experiência única e aparentemente simples”, disse.

Ainda na entrevista à TV, Zanini se definiu. “Ser pianista é uma parte tão importante do meu ser, da minha vida, onde eu me realizo tanto, que é sempre assim, eu me digo: ‘Valéria Zanini Pianista”. Seu corpo será cremado, e suas cinzas trazidas para o Brasil, ainda sem data definida.