Pontos positivos e um negativo

08 de fevereiro de 2016

Fonte: O Popular

Link da matéria: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/pontos-positivos-e-um-negativo-1.1034506

Álbum de família

Welington Moreira com colegas: “É vantajoso”

O estudante Welington de Jesus Moreira, de 36 anos, divide uma casa em Ponta Porã com um primo e dois amigos, todos goianos. Ele conta que, mesmo depois de formado em farmácia, queria cursar medicina. "Mas não consegui passar na UFG e a mensalidade das particulares, de mais de R$ 6 mil, era inviável para a minha família."

Um primo que estava estudando no Paraguai falou da opção. Welington vendeu o carro, anunciou os móveis na internet e, no dia 3 de fevereiro de 2015, partiu em busca do sonho de se tornar médico.

Atualmente, gasta entre R$ 1,8 mil e R$ 2 mil mensais com mensalidade, aluguel, transporte e alimentação. A mensalidade custa cerca de R$ 795. “Mesmo com a desvalorização da nossa moeda, é vantajoso."

Apesar da maioria dos alunos e até alguns professores serem brasileiros, as aulas são ministradas em espanhol. No início, ele estranhou: "Na primeira semana, fiquei perdido. Mas logo a gente se acostuma e o que é obstáculo vira ponto positivo, porque você acaba ficando bilíngue."

Welington faz uma avaliação positiva das instituições paraguaias, que estão adaptando suas grades curriculares às grades brasileiras. O ponto negativo, para ele, é o fato de a faculdade não ter hospital próprio. O último ano de faculdade (internato) é feito em hospitais conveniados na própria cidade.