Carnaval em Goiás começa com público menor que o esperado

Data: 06 de fevereiro de 2016

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/carnaval-em-goi%C3%A1s-come%C3%A7a-com-p%C3%BAblico-menor-que-o-esperado-1.1034412

06/02/2016 23:10

Sarah Teófilo

A animação era a mesma, mas o público não. Era inegável que as ruas da Cidade de Goiás estavam mais calmas do que de costume em época de carnaval. Ontem à tarde a Praça do  Coreto encheu, mas público comentava que nos outros anos espaço estava muito mais cheio do que o que foi presenciado.

A própria prefeita do município, Selma Bastos (PT), admitiu que a cidade estava menos movimentada. “Acho que o povo à tarde fica mais dormindo em casa. A minha expectativa é que à noite encha de gente na praça de evento”, afirmou. De acordo com ela, os preparativos são intensos para deixar a cidade preparada para receber todo o público esperado, que é 12 mil por dia. A gestora garante que entrou em contato com Celg, Saneago e outras instituições para garantir um carnaval sem surpresas.

Ainda que com menos gente, as danças e o som não desanimaram os turistas e moradores da Cidade de Goiás. Os brincos alaranjados, amarelos e vermelhos com as roupas repleta de flores de cores quentes, as mulheres da samba de roda do espaço Cultural Jardim Esperança eram verdadeiro a carnavais sambando na Praça do Coreto.

Os quadris se mexiam tanto que quase pareciam estar desgrudados do corpo. As crianças do grupo batiam palma timidamente e entravam na dança, enquanto os turistas, em volta da roda, não conseguiam desgrudar os olhos.

O samba de roda veio logo após o som mecânico com funk e sertanejo, que serviam como música de fundo da festa. A praça do coreto era o "esquenta" da noite, como a própria prefeitura colocou na programação. O espaço cultural existe há 25 anos e o samba de roda há 10. Todos os anos, desde haja espaço, o grupo se apresenta no carnaval.

Luciana Homes, 36 anos, e Amanda Lima, 17, vem ao carnaval da cidade há 10 anos. Mãe e filha, a paixão pela empolgação da folia é compartilhada por ambas que garante que o carnaval da cidade histórica é o melhor que existe. “É muito emoção e alegria”, disse Luciana, que aguarda ansiosamente pelo desfile das escolas de samba que ocorre hoje.

A estudante de geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria Angélica, 19 anos, foi pela segunda vez aproveitar o carnaval da Cidade de Goiás. De acordo com ela, em comparação com o ano anterior a quantidade de pessoas visivelmente menor. Ainda assim, não arrepende da escolha feita de passar a festa no município. “Estou adorando e vou vir sempre.”

A prefeita foi à Praça do Coreto para entregar a chave da cidade ao Rei Momo, rainha e princesa do carnaval, todos escolhidos em um concurso. A tradição marca, oficialmente, o início do carnaval no município.

150 mil para show sertanejo

O deputado Marlucio Pereira, presente no evento, era o grande prestigiado pela prefeita Selma Bastos (PT). Isso podia o parlamentar foi quem apresentou a emenda aprovada na Assembleia Legislativa que conseguiu R$ 150 mil para a Cidade de Goiás pagar o show da dupla Israel e Rodolfo. De acordo com o deputado, o governo ainda liberou R$ 100 mil para cada município turístico investir no carnaval. “O governador liberou só para essas cidades porque em tempos de crise tem que apertar o cinto.”

Conforme a prefeita, todo o apoio é necessário para fazer uma boa festa de carnaval. “O povo aqui é exigente. Querem coisa boa”, pontuou. De acordo com ela, além dos R$ 150 mil gastos com o show da dupla, R$ 60 mil foram repassados para as três escolas de samba (Mocidade, União e Leão de Ouro) e entre outros gastos com infraestrutura.