Saúde de Aparecida de Goiânia vai usar sistema de saúde britânico como modelo

Data: 07 de fevereiro de 2016

Fonte/Veículo: Diário de Goiás

Link direto para a notícia: http://diariodegoias.com.br/cidades/22300-saude-de-aparecida-de-goiania-vai-usar-sistema-de-saude-britanico-como-modelo

saude aparecida

O coordenador da Rede Ambulatorial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Carlos Magno Neves, está na Inglaterra participando de encontro com o Dr. Eamonn O’Moore, que é liderança nacional em saúde prisional na Inglaterra.

Carlos Magno, que representa a secretária de Saúde de Aparecida, Vânia Cristina Rodrigues, foi conhecer de perto o funcionamento do sistema de saúde britânico, o National Health System (NHS).

O encontro foi realizado no Skipton House, no centro de Londres, onde funciona o departamento de saúde inglês.

O coordenador da Rede Ambulatorial, que também é responsável pela saúde pública da população carcerária no município, foi acompanhado por alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG), instituição parceira da SMS.

A visita na capital inglesa começou no dia 29 de janeiro e se estenderá até 8 de fevereiro.

Com uma população de aproximadamente 5.300 presos, entre condenados, semiabertos e os que aguardam julgamento, Aparecida precisa mesmo discutir políticas de saúde aplicáveis à realidade da sua população.

Ainda de acordo com o professor universitário, Carlos Magno, os ingleses estão muito a frente dos brasileiros, porque começaram a realizar um trabalho específico com a população carcerária há dez anos. Para ele, o modelo inglês é totalmente aplicável no município.