Diversidade Humana

Data: 15 de fevereiro de 2016

Fonte/Veículo: Diário da Manhã

Link direto para a notícia: http://www.dm.com.br/cultura/2016/02/diversidade-humana.html

Itatiaia: a vila no norte de Goiânia que reúne pessoas de vários cantos do mundo

Várias histórias circulam em volta da Vila Itatiaia, bairro pioneiro na região Norte de Goiânia que cada vez mais torna-se presente no imaginário da população da cidade. A vila foi criada na segunda metade da década de 1970 através da demanda de funcionários do Campus II da Universidade Federal de Goiás, fundado em uma área até então isolada do resto da cidade. Atualmente, o setor chama a atenção por sua vida noturna e boemia intelectual. Para muitas famílias, o clima acolhedor e o bom humor dos moradores e comerciantes fazem do Itatiaia a melhor opção de lazer para o fim-de-semana em Goiânia.

O crescente fluxo de pessoas em torno do Campus Samambaia, que reúne estudantes, professores e trabalhadores (de todos os cantos da capital, cidades do interior, outros estados, tribos indígenas e até de outros países) torna o bairro vizinho uma opção de descanso, diversão e estudos. Numa passagem rápida pelos bares e sorveterias é possível perceber a diversidade que gira em torno dali. Sertanejo universitário, Chico Buarque, Legião Urbana, Facção Central, samba, batuques ativistas e cantoria à capella fazem a trilha sonora do ambiente. Sentadas, as pessoas discutem desilusões amorosas, o preço da passagem do ônibus, Simone de Beauvoir, Kant, e o futuro da humanidade.

As mudanças estruturais do setor costumam ser amplamente discutidas pela população. Uma das maneiras de expressão encontradas pela comunidade foi a crianção do jornal ‘O Prego’, em março de 2015. O veículo discute temas relevantes à região Norte, geralmente pouco lembrada por grandes veículos de comunicação do estado: desde tumultos causados pela presença da gigantesca Igreja Nossa Senhora de Assunção até a polêmica militarização do Colégio Estadual Waldemar Mundinho.

Meio ambiente e Lazer

A estrutura da Vila Itatiaia chama a atenção pela preocupação com o meio ambiente e com o lazer de sua população. O setor é delimitado por duas avenidas. No lado Oeste, a Avenida Esperança da acesso ao Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás. No lado leste, a Avenida Planície concentra grande parte do comércio, com restaurantes, mercados, farmácias e agência lotérica. Entre as duas avenidas, dois blocos de casas são divididos ao meio pela grande faixa verde do Parque Ambiental Itatiaia, que possui pista de caminhada, academia ao ar livre, quadra de esportes e pista de skate.

Em decreto da Prefeitura de Goiânia de 29 de novembro de 1996, toda a área verde concentrada na faixa central da Vila Itatiaia passa a ser considerada um Parque Ambiental. O decreto contribuiu para que a mata que circunda a nascente do Ribeirão João Leite, importante bacia hidrográfica do estado, continuasse preservada. No decreto consta: “Fica criado o Parque Ambiental Itatiaia, integrado pelas áreas de floresta localizadas entre as etapas I, II e III do Conjunto Itatiaia, nesta Capital, com a finalidade de preservação da flora e fauna e de assegurar o equilíbrio ao meio ambiente”.

No artigo científico ‘Goiânia, crescimento urbano e demandas habitacionais’, apresentado em 2015 pela historiadora Camila Arantes Melo, é possível observar alguns aspectos do planejamento inicial da região Norte da cidade nos anos 1970, até então pouquíssimo urbanizada. “A Região Norte de Goiânia comporta três conjuntos habitacionais: a Vila Itatiaia, o Jardim Guanabara II e o Jardim Guanabara III, os conjuntos foram implantados entre a 5 década 1970 e 1980, e se enquadram na política do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), onde a gestão pública, com o objetivo de enquadrar o estado de Goiás na política habitacional do SFH, criou em 1964 a Companhia de Habitação de Goiás”.