Prefeito volta atrás sobre OSs

Data: 16 de fevereiro de 2016

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/prefeito-volta-atr%C3%A1s-sobre-oss-1.1038267

Paulo Garcia havia publicado portaria para estruturar contrato de gestão em Cais da capital

Onze dias após a publicação de portaria que criava comissão especial para estruturar contrato com organização social para o Cais Novo Horizonte, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), anunciou ontem a suspensão do processo. Em nota oficial, a Prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Saúde “discutia apenas a possibilidade de ampliar algumas ações administrativas por OS".

Depois de o Giro revelar a preparação do processo para implantação, com confirmação do secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, a Executiva do PT de Goiânia discutiu o tema em reunião na quinta-feira, quando posicionou-se contrária à proposta na capital. O partido tem atuado contra o modelo de OSs da saúde e da educação implantado pelo governo estadual.

Ao POPULAR, o prefeito disse ontem que “tudo não passou de uma grande confusão" e garantiu que a implantação de sistema no atendimento médico nunca foi cogitado pela administração (leia entrevista ao lado).

Existem hoje no município contratos com entidades em quatro serviços - Teleconsulta e desenvolvimento de sistemas de regulação, comandados pela OS Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idetech); e as maternidades Dona Iris e Nascer Cidadão, geridas pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc).

O prefeito diz que a intenção era ampliar serviços da Idetech no Cais Novo Horizonte, em especial para realização de reforma na parte emergencial.

A portaria assinada por Fernando Machado, que estabelecia a comissão, justificava que a administração pública enfrenta dificuldades com a burocracia. Ele afirmou ao Giro que estava prevista para este mês a publicação de edital para a qualificação de OSs interessadas e, em seguida, haveria chamamento público. A expectativa era chegar ao fim de março com contrato assinado. A reportagem não conseguiu contato com o secretário.

Integrantes da Executiva do PT e outras lideranças do partido tiveram reunião ontem com o prefeito, após a nota oficial que anunciou a suspensão do processo. O prefeito diz que o assunto não foi tratado na conversa.