Celebração marca centenário da Academia Brasileira de Ciências

Data: 19 de fevereiro de 2016.

Fonte/Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/celebracao-marca-centenario-da-academia-brasileira-de-ciencias/

Data de publicação: 19 de fevereiro de 2016 - 10:20

Foto Ascom da Fapeg

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) está organizando, junto a outras entidades, a comemoração do centenário da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Na última quinta-feira, dia 18, foi realizada uma reunião em sua sede com representantes de universidades, instituições de pesquisa e dos governos federal e estadual, para discutir a preparação do evento em Goiás. Os 100 anos da entidade serão celebrados em diversos eventos-satélite organizados por todo o Brasil. Goiás conta com o apoio das Fundações de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), do Distrito Federal (FAPDF), Mato Grosso (Fapemat) e Mato Grosso do Sul (Fundect).

Previsto para ser realizado nos dias 18 e 19 de abril, o evento aproveitará do papel de destaque que a região Centro-Oeste do Brasil ocupa na produção de alimentos no País para apresentar e debater questões relacionadas à contribuição da pesquisa científica e tecnológica que colocou o Brasil na condição atual de grande produtor de alimentos e que tem pela frente o desafio da sustentabilidade na era pós-acordo de Paris (COP 21), continuando a contribuir decididamente para a segurança alimentar global. Entre as questões-chave a serem abordadas estarão presentes temas como vulnerabilidade da agricultura brasileira quanto à cadeia de insumos, recursos genéticos animais e vegetais e limites ambientais no País.

Ampliação de parcerias

De acordo com a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, a expectativa ao se realizar um evento dessa dimensão é ampliar as parcerias entre o setor científico e o setor agroindustrial e qualificar o debate trazendo demandas do setor que são importantes para o País. “Trazer esse debate, relacionado ao agronegócio e ao setor agroindustrial, para Goiás foi extremamente relevante pela força do nosso Estado nessa área e esperamos, ao final do evento, apresentar a Carta de Goiânia pela Agricultura, com as principais conclusões do evento”, destaca. Para o diretor Científico da Fapeg, Albenones José de Mesquita, a contribuição reforça ainda as perspectivas para dar sequência no trabalho já desenvolvido na área, especialmente quanto à pesquisa científica, tecnológica e de inovação. “É um evento de altíssimo nível que deverá envolver as instituições parceiras para nos orientar por onde seguir em pesquisa e fazer com que esse conhecimento chegue ao setor industrial e à sociedade”, complementa.

Estavam presentes, ainda, diretores e servidores da Fapeg. Foram representados na reunião o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade Arroz e Feijão; Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás (Fundepec Goiás); Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED Goiás); Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa); Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Goiás (Crea-GO); Universidade Federal de Goiás (UFG); Instituto Federal Goiano (IF Goiano); e Universidade Estadual de Goiás (UEG).