Empreendedores saem na frente, diz secretário

Data: 22 de fevereiro de 2016.

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/empreendedores-saem-na-frente-diz-secret%C3%A1rio-1.1041087 

 

22/02/2016 05:00

O secretário municipal de Planejamento e Habitação, Sebastião Ferreira Leite, o Juruna, afirma que a principal dificuldade em se planejar as centralidades em Goiânia é o viés empreendedor da capital, de modo que as iniciativas empreendedoras chegam à frente da Prefeitura. O exemplo é a região da Rua 44, que recebeu nos últimos anos forte comércio, com feiras, lojistas e ambulantes, antes mesmo que a Prefeitura regulamentasse ou dotasse a área de infraestrutura.

Juruna indica que a presença dos ônibus com sacoleiros vindos de todo o País é um dos problemas da região e que deveria haver um trabalho em prol de se ter uma área para o estacionamento dos veículos. “Temos de pensar em um consenso e valorizar a característica de cada região. Os condomínios horizontais também não foram planejados, nem estão regulamentados e hoje são um sucesso, não geram problemas”, diz, sem citar a questão do impacto na mobilidade urbana, já que os condomínios se localizam em áreas mais afastadas.

As centralidades, segundo ele, constam no planejamento da cidade como eixos estruturantes, o que indicaria ainda mais subcentros na capital. Sobre incluir os conceitos no planejamento urbano, o secretário afirma que as ideias podem ser incluídas nos debates do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur). “Não conheço a pesquisa da professora Erika, mas a UFG é membro do Compur e todas as propostas podem ser colocadas lá e vamos apreciá-las para a realização do novo Plano Diretor, ano que vem.”