Maternidade Nascer Cidadão recebe alunos da UFG

Data: 22 de fevereiro de 2016.

Fonte/Veículo: Prefeitura de Goiânia

Link direto para a notícia: http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=9376&fn=true

Atualizado em 22/02/2016 10:53

Visita foi proposta como parte do conteúdo programático da disciplina de Saúde Pública do curso de Biotecnologia e teve como principal objetivo aproximar os futuros biotecnólogos do ambiente hospitalar.

A Maternidade Nascer Cidadão, referência nacional em parto humanizado, localizada na região Noroeste de Goiânia, recebeu na tarde da última sexta-feira, 19, a visita dos alunos do quarto período do curso de Biotecnologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). A atividade foi proposta como parte do conteúdo programático da disciplina de Saúde Pública e teve como principal objetivo aproximar os futuros biotecnólogos do ambiente hospitalar.

Durante roda de conversa com os estudantes, o diretor geral da maternidade, Sebastião Moreira, contou toda a trajetória da unidade, que completou 15 anos de existência em outubro do ano passado. Neste período, a Nascer Cidadão realizou cerca de 30 mil partos e se firmou como referência nacional ao receber diversos prêmios e homenagens devido aos trabalhos e cuidados com as gestantes e recém-nascidos.

Um video institucional com depoimentos de mães atendidas no local foi exibido aos acadêmicos e mostrou o pioneirismo do trabalho da equipe da maternidade no parto humanizado. Sebastião Moreira destacou que a unidade de saúde da Prefeitura de Goiânia é prestigiada por respeitar a mulher e dar protagonismo a ela durante o parto. “O sinônimo de humanização é respeito”, explicou o diretor.

“Mater tour”

Depois da apresentação do video e da roda de conversa, os alunos iniciaram a chamada “mater tour”, termo usado pelo médico Sebastião Moreira para descrever a visita técnica pela unidade. Os jovens tiveram a oportunidade de observar o funcionamento dos diversos serviços de saúde oferecidos na maternidade. Para muitos, como no caso de Amanda Matos, este foi o primeiro contato com o ambiente hospitalar. A acadêmica do quarto período ressaltou que a experiência contribuiu “para ampliar o olhar de formação da turma”. A Biotecnologia é uma ciência que permite aos profissionais aplicarem os conhecimentos na área da saúde, inclusive no desenvolvimento de novas tecnologias, como insumos, medicamentos, próteses e vacinas.

Os visitantes descobriram, ao longo do passeio, que a Nascer Cidadão oferece serviços de planejamento familiar e pré-natal, atendimento de Psicologia, Fonoaudiologia, Odontologia, Nutrição e Serviço Social, além de disponibilizar testes diagnósticos para possíveis doenças nos recém-nascidos. Os alunos conheceram a recepção, os ambulatórios, salas de partos, leitos de internação e o Banco de Leite Humano, onde receberam orientações sobre a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês. Além disso, a classe teve a oportunidade de conversar com funcionários e pacientes, se aproximando da realidade dos serviços prestados pela maternidade.

A turma de Biotecnologia se reunirá com outros estudantes da UFG que visitaram o HMDI, também na tarde da última sexta-feira, 19, para discutir em sala de aula os pontos observados durante as visitas e consolidar concepções sobre a atuação do profissional na Saúde Pública.

Texto e Fotos: Pedro Ferreira, da editoria de Saúde - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)