Goiânia participa da mobilização nacional contra o Aedes

Data: 19 de fevereiro de 2016.

Fonte/Veículo: Prefeitura de Goiânia

Link direto para a notícia: http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=9360&fn=true

Atualizado em 19/02/2016 15:26

Redes municipal, estadual e federal de ensino promovem ações de conscientização e combate aos criadouros

Nesta sexta-feira, 19, instituições representativas de todos os níveis de ensino participaram do início da Mobilização Nacional da Educação contra o Aedes. A abertura da Campanha em Goiás foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Nosídia Palmeiras das Neves, no Residencial Barravento, com a presença da Ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, representando a presidenta Dilma Rousseuf.

Além do prefeito Paulo Garcia e da secretária de Educação e Esporte, Neyde Aparecida, o evento contou com parlamentares, lideranças, comunidade escolar e representantes da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Universidade Federal de Goiás (UFG). Na ocasião, foi lançado o Comitê da Educação Goiana Contra o Aedes.

O combate a criadouros do mosquito pelas arredores da instituição e a apresentação cultural “Todos juntos somos fortes”, do grupo de percussão da escola, marcaram o início da mobilização, que busca a mudança de atitude com a promoção de ações educativas nas proximidades das unidades das redes municipal, estadual e federal de Educação. Alunos e profissionais intensificaram a atividade com recolhimento de materiais que acumulam água. A visitação da comitiva continuou no Colégio Estadual Francisco Maria Dantas, no setor Mansões Paraíso.

“Já enfrentamos a paralisia infantil, sarampo, febre amarela. Agora estamos em uma nova realidade e precisamos lutar. Conclamo a todos para tirarem dez minutos do seu dia para vistoriar a casa e não descuidar de nada. E lembrem-se que o maior Exército é o da Educação, uma vez que os professores formam o Exército mirim e os alunos formam os pais”, destacou a ministra Kátia Abreu.

Para o prefeito Paulo Garcia, é importante mobilizar as gerações atuais para o futuro. “O mosquito Aedes aegypti está se tornando um problema mundial e atinge todas as classes sociais, branco, negro, pobre ou rico. No Brasil, a situação é favorável ao vetor, já que o clima é tropical e a reprodução ocorre de forma mais acelerada. Precisamos nos conscientizar”, ressaltou.

De acordo com a secretária Neyde Aparecida, a Educação pode e tem muito a contribuir. “Devemos chamar a atenção das crianças e toda essa luta depende muito do que cada um faz na sua casa. Quanto mais pessoas, mais força teremos para combater o mosquito”, afirmou.

Felipe Gabriel da Silva, 11 anos, aluno da escola no Residencial Barravento, reconhece o trabalho desenvolvido na unidade educacional. “Tem 6 anos que estudo aqui e todos os anos fazemos o Dia D, de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e outras doenças. Neste ano, vamos fazer atividades envolvendo a “crotalária”, planta que atrai a libélula, inseto predador do Aedes”, afirmou o educando.

Mais parceria

A proposta tem ainda a colaboração da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que disponibilizou material educativo audiovisual e gráfico, além de luvas para o trabalho dos estudantes. Já a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) vai realizar a coleta e destinação dos recicláveis distribuídos pela cidade e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribuirá kits informativos.

Dados

De acordo com informações da SES, do dia 03 de janeiro a 06 de fevereiro deste ano foram notificados, em todo o Estado, 19.762 casos de dengue, dos quais 2.421 foram confirmados. As cidades com o maior número de casos são Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Rio Verde, Valparaíso, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade e Goianira.

O esforço de eliminar criadouros do mosquito traz resultados positivos, apontam dados divulgados pela SES. Na quinta semana de 2015, foram notificados, em todo o Estado, 5.371 casos de dengue; na quinta semana de 2016, foram 2.846 casos. A redução entre uma semana e outra, no mesmo período, é de 47,01%. O índice de infestação também diminuiu. De janeiro para fevereiro deste ano, caiu de quatro para três, ou seja, em janeiro, de cada 100 imóveis, quatro tinham focos do mosquito da dengue. Agora, em fevereiro, esse número já caiu para três.

Daniela Rezende e Roseneide Ramalho, da editoria de Educação e Esporte – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Fotos: Edilson Pelikano