Eleitor de Goiânia é moderado

Data: 23 de fevereiro de 2016

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/politica/eleitor-de-goi%C3%A2nia-%C3%A9-moderado-1.1041542

Cerca de 10%, apenas, do eleitorado goianiense pode ser considerado puramente de “esquerda” ou de “direita”

23/02/2016 05:00

Eduardo Sartorato

O eleitor de Goiânia passa longe do radicalismo político e se concentra principalmente na ideologia de “centro”, segundo a pesquisa realizada dentro do projeto “O Comportamento Político do Eleitor Goianiense”, coordenado pelo professor de Ciências Políticas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pedro Santos Mundim. Esse diagnóstico foi realizado por meio das respostas dos entrevistados a um questionário aplicado, ou seja, não é o resultado colhido de uma pergunta direta.

Os dados indicam que mais de 40% dos votantes goianienses têm ideologia de “centro”, ou seja, possuem um perfil moderado (veja quadro ao lado). Os maiores índices após este são os de “centro-direita” e “centro-esquerda”, com 25,4 e 23,6%, respectivamente. Vale observar que estas duas tendências também englobam boa parte de moderação, já que representam um meio do caminho entre a tendência de “centro” e as de “esquerda” e “direita”.

A zona mais radical do eleitorado de Goiânia representa apenas 10,5% do total. Essa é a soma dos porcentuais dos eleitores identificados com as ideologias de “esquerda” (5,2%) e “direta” (5,3%). Segundo o professor Pedro Mundim, este resultado o surpreendeu já que ele esperava um perfil que tendesse mais à direita. “São dados que nos mostram um comportamento interessante”, diz o professor.

De acordo com os resultados eleitorais dos últimos 25 anos, o perfil do eleitorado goiano é historicamente mais conservador do que o eleitor da capital. Enquanto que, na capital, já houve várias vezes a chamada “inversão de poder” - quando a oposição vence as eleições -, no Estado isso só ocorreu uma vez desde a redemocratização. Foi em 1998, quando o atual governador Marconi Perillo (PSDB) derrotou o ex-governador Iris Rezende (PMDB) e pôs fim a 16 anos de governo peemedebista.

Questionário

Os índices do perfil ideológico do eleitor goianiense foram definidos por meio de um questionário de 16 temas. Cada tema pedia ao entrevistado para fazer uma escolha entre duas premissas, que exploraram os assuntos nos extremos ideológicos. Por meio das respostas, foi possível traçar o perfil.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Verus. Foram entrevistado 1.200 eleitores da capital, entre os dias 14 de novembro de 2015 a 17 de janeiro de 2016. A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Clique e confira o quadro:

Distribuição ideológica do eleitor goianiense