Aprovadas propostas para workshops do Researcher Links

Data: 23 de fevereiro de 2016

Fonte/Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/fapeg-tem-tres-propostas-aprovadas-para-workshops-do-researcher-links/

Data de publicação: 23 de fevereiro de 2016 - 12:12

152-300x208

Três propostas de pesquisadores de instituições sediadas em Goiás foram contempladas com recursos do Newton Fund, do Reino Unido, para a realização de workshops do programa Researcher Links. As propostas foram contempladas na 2ª chamada do programa, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), dentro da parceria estabelecida entre o British Council e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Fazem parte das ações previstas no Researcher Links a realização de workshops coordenados por dois pesquisadores, um no Reino Unido e outro no Brasil. Os workshops deverão ser em inglês e com duração de três a cinco dias. Em Goiás, as universidades selecionadas para o programa são o Instituto Federal de Goiás (IFG), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Aprovadas

Um dos critérios para a seleção das propostas foi que o projeto trouxesse benefícios sociais para o Brasil, ou seja, demonstrasse impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. O projeto do IFG, Water, Sanitation and Energy Nexus Research Initiative, será realizado em parceria com a Univesity College London e aborda a temática água e saneamento.

O projeto do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (Iesa) da UFG, intitulado The expansion of new frontiers for renewable energy: effects, conflicts and alternatives for populations of socio-environmental vulnerability, aborda questões sociais na expansão das energias renováveis. A proposta selecionada está sendo desenvolvida em parceria com a University of Strathclyde.

Já a proposta da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia da UEG tem como parceira a School of Performing Arts University of Wolverhampton. O projeto da área da saúde tem como título: The Potentials and Challenges of Research in Dance Medicine & Science: building innovation collaborations between United Kingdom and Brazil (non-ODA).

O resultado final da seleção pode ser acessado no site do British Council.

* Assessoria de Comunicação Social da Fapeg