Açafrão da região de Mara Rosa obtém selo

Data: 24/02/2016

Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/economia/a%C3%A7afr%C3%A3o-da-regi%C3%A3o-de-mara-rosa-obt%C3%A9m-selo-1.1042089

Com o registro, expectativa é que o valor pago ao produtor pelo quilo do condimento eleve até 250%

24/02/2016 05:00 FOTO: WILDES BARBOSA

A produção de açafrão (curcuma longa) na região de Mara Rosa foi a primeira do País a ter indicação geográfica (IG) para tal produto. Localizada no Norte do estado, a região contempla também os municípios Estrela do Norte, Amaralina e Formoso. A expectativa é que o valor pago ao produtor pelo quilo do condimento eleve até 250%.

De acordo com a Cooperativa dos Produtores de Açafrão de Mara Rosa (Cooperaçafrão), são produzidos na região, em 200 hectares, entre 800 e 1000 toneladas anualmente. A expectativa é de que o selo agregue valor ao produto, tornando-o mais competitivo no mercado. De acordo com o presidente da entidade, Arlindo Simão Vaz, os produtores recebem em valor bruto R$ 6 pelo quilo do açafrão. Com o IG poderá ganhar cerca de R$ 20, ou mais.

Atualmente, o produto é comercializado em pequenas embalagens no comércio local e para indústrias das regiões Sul e Sudeste do País. “Agora, será possível conquistarmos outro mercado, que é consumidor final. Com o selo, poderemos comercializar o açafrão para redes de supermercados e distribuidoras, o que agregará valor ao produto. Para a indústria, o IG é irrelevante, pois não querem pagar a mais”, diz Arlindo.

Inédito

A região de Mara Rosa é a primeira de Goiás a obter o IG para um produto agropecuário. A Cooperaçafrão conseguiu o selo de registro contemplado pelo Ministério da Agricultura na modalidade de indicação de procedência, através do apoio da Superintendência Federal de Agricultura de Goiás (SFA/GO).

Segundo informou o fiscal agropecuário da divisão de política, produção e desenvolvimento agropecuário da SFA/GO, Rodrigo Batista de Paula, ao Ministério da Agricultura, o IG para o açafrão é o resultado de 10 anos de trabalho entre o Mapa, Cooperaçafrão, Emater, Universidade Federal de Goiás (UFG), Sebrae e governo de Goiás. “A gente espera que essa conquista também contribua para alavancar o desenvolvimento regional e sirva de estímulo para novos projetos de IG em Goiás”, diz Rodrigo.

Para o presidente da Cooperaçafrão, Arlindo Simão, o desafio agora é fazer parcerias para formar uma rede de distribuição. “Esse é o divisor de águas do nosso produto. Inicialmente, o nosso sentimento é de dever cumprido. Mas, ainda falta a implantação do selo e conquistar esse novo mercado”, ressalta.