Câmara de Goiânia aprova projeto que cria programa de castração móvel

Data: 25/02/2016

Veículo: A Redação

Link direto para a notícia: http://aredacao.com.br/noticias/67542/camara-de-goiania-aprova-projeto-que-cria-programa-de-castracao-movel 

 

 

Câmara de Goiânia aprova projeto que cria programa de castração móvel

(FOTO: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR)

 

A Redação

 

Goiânia - Os vereadores de Goiânia aprovaram, em segunda e última votação na quarta-feira (24/2), o projeto de lei que cria o programa de castração móvel na capital. O objetivo é coibir a superlotação de animais de rua.

 

A matéria, de autoria da vereadora Cida Garcêz (sem partido), estava em tramitação na Casa desde julho de 2014, quando o assunto foi discutido em audiência pública com membros do Centro de Zoonoses, Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Delegacia Estadual de Meio Ambiente, Ibama, UFG, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Associações de Proteção aos Animais.

 

Dados do Centro de Zoonoses revelam que em Goiânia existem aproximadamente 200 mil animais abandonados, a maioria deles cães e gatos. Além disso, há muitas famílias que devido ao preço da castração, que varia entre R$ 150 e R$ 1 mil (dependo do porte e do animal), não conseguem pagar pelo procedimento. O projeto segue para sanção do prefeito Paulo Garcia (PT).

 

Pelo projeto, a Prefeitura de Goiânia deverá disponibilizar veículo equipado com material e pessoal técnico para realizar as castrações cirúrgicas dos animais, sem qualquer tipo de cobrança. O veículo percorrerá os bairros da capital, de acordo com agendamento prévio e divulgação para conhecimento da população que estiver interessada na castração dos animais. Projeto semelhante funciona em Senador Canedo, desde o ano passado, onde um trailer percorre os bairros da cidade.

 

“Goiânia necessita de política pública que venha coibir o crescimento acelerado de animais na rua. O controle por meio da castração é uma medida tanto de proteção aos animais quanto à saúde dos cidadãos”, ressalta Cida Garcêz. Ela explica ainda que o programa resolverá problemas sérios de saúde pública, já que pode reduzir diversas doenças transmitidas por animais de rua, como raiva, giardíase e leishmaniose.