MPF e UFG se posicionam sobre curso que promove cura gay

Data: 28/02/2016

Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/mpf-e-ufg-se-posicionam-sobre-curso-que-promove-cura-gay-1.1044558 

 

Ministério Público Federal investiga caso e faculdade da Universidade Federal definiu curso como anticientífico

28/02/2016 21:59 Reprodução/Facebook

Cartaz publicado nas redes sociais procura apoiadores para formar primeira turma do curso

 

O Ministério Público Federal (MPF) apura a responsabilidade pela divulgação de um curso que teria como objetivo o tratamento e cura de homossexuais. No cartaz de propaganda da proposta é informado que o conteúdo do curso seria “chancelado pelos Ministérios Públicos Federal e do Distrito Federal e Territórios”.

Pedido de investigação é da procuradora da República Luciana Loureiro Oliveira. O Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios também apura o caso.   

Responsável pela proposta, o pesquisador evangélico Claudemiro Soares, de 40 anos, vive em Brasília e é especialista em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). A instituição de ensino também se posicionou sobre o caso, confirmou que Claudemiro realizou a especialização, mas que não dá aval à oferta da “cura gay”.  

A Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UFG publicou uma nota de repúdio ao curso, que definiu como uma prática discriminatória e anticientífica.  

De acordo com a resolução CFP 01/99 do Conselho Federal de Psicologia, a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão.