O importante é ter memória

Data: 04/03/2016

Veículo: Diário da Manhã

Link direto da notícia: http://www.dm.com.br/opiniao/2016/03/o-importante-e-ter-memoria.html

 


Tão importante quanto ressaltar os feitos daqueles que estão na Terra do Vivente, é fazer jus a memória daqueles que deixaram a sua marca na história. E isso não é um mero favor, ou uma súplica sem fundamentação, mas feito que deverá ser cumprido para assim resgatar alguns valores que foram perdidos no tempo e no espaço.

Solicitar que a memória de Jorge Cavalheiro dos Santos, vereador já falecido; e que fez parte da primeira legislatura de Senador Canedo-GO em 1988, e que desde então acreditou no projeto do “Tempo Novo”, muito antes de sua implementação em 1998, quatro anos depois de sua morte em 1994, e que foi contemporâneo de nada mais nada menos que Henrique Santillo, Divino Lemes, Barbosa Neto e de Marconi Perillo, e tantos que não mais existem, ou que estão se destacando nestas Terras Goianas, não é uma reivindicação ilegítima, mas uma assertiva que fará com que os seus familiares possam ter a plena e total certeza, que a sua história não perecerá na poeira do tempo.

Estas assertivas se fazem presente porque nesta localidade, outros vultos do mesmo patamar já foram homenageados, e tal reivindicação é mais do que legítima. Haja vista que suas filhas e netos, seus sobrinhos, seu irmão Victor moram nesta localidade, e também é o desejo de seus irmãos Maria Victoria, José Cavalheiro, Jorgina e Terezinha, que moraram no local há diversos anos, e que ombrearam junto com Jorge Cavalheiro dos Santos e seus contemporâneos para a implementação de melhorias nesta cidade, já que em 1988, foi dada a sua emancipação política, pois anteriormente tal localidade era salvo engano, um distrito, ou um anexo da cidade de Goiânia-GO.

Resgatar, e trazer as novas gerações o conhecimento sobre os grandes feitos de Jorge Cavalheiro dos Santos, não pode e não deverá ser um ato burocrático, ou um mero favor, mas fazer por resgatar o orgulho dos familiares de Jorge Cavalheiro dos Santos, pelos serviços prestados a cidade de Senador Canedo – GO é mais do que uma obrigação, e sim uma necessidade, para que no futuro muitas outras pessoas possam se espelhar em seus feitos, visando assim trazer progresso a Senador Canedo, ao estado de Goiás, e aos demais estados da Federação brasileira.

Que a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de Senador Canedo – GO façam justiça à memória deste filho da terra, que há muito repousa em paz, após cumprir a sua missão na Terra do Vivente. Este é o nosso maior desejo.

 

(Fernanda Santos, bacharela em direito, especialista em Direito do Consumidor latu sensu, pela Universidade Federal de Goiás – UFG, parecerista em matéria cível. Articulista do jornal Perspectiva Lusófona em Angola, DM e Opinião Jurídica em Goiânia-GO e da Revista Consulex Digital)