Fasceíte plantar: doença comum que tem tratamento

Data: 12/03/2016

Veículo: OrtopediaGo

Link da notícia: http://www.ortopediago.com.br/destaque/fasceite-plantar-doenca-comum-que-tem-tratamento/

Dor nos pés, desconforto, sensação de queimação ou “agulhadas” ao pisar. Essas são as características da fasceíte plantar, uma doença mais comum do que se imagina e que leva bastante gente ao médico. Quem fala sobre o assunto é o ortopedista Jefferson Soares Martins, coordenador da Residência de Ortopedia e Traumatologia do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e do Hospital Geral de Goiânia (HGG), médico do grupo de pé e tornozelo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e membro da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo.

O que é e como diagnosticar a fasceíte plantar

É a causa mais comum de dor no calcanhar, causada por um processo inflamatório da fáscia plantar. O diagnóstico é eminentemente clínico, o paciente apresenta uma história típica de dor pela manhã, com marcha antálgica, dor na região central ou medial do calcanhar e palpação dolorosa. Alguns exames como radiografias com carga, ultrassonografia e ressonância magnética podem ser usados com métodos complementares.


Maior incidência

Quem apresenta maior risco é o paciente de meia idade, em geral acima do peso, sem história de traumas, podendo haver uma história de uso excessivo ou mudança súbita do nível de atividade física. As causas da fasceíte plantar são degenerativas, ligadas ao atrito ou por fadiga da fáscia plantar gerando um processo inflamatório com fibrose, sendo a obesidade, o uso excessivo, os calçados inadequados os principais fatores de risco para a doença.

Sinais e sintomas

Usualmente a dor no calcanhar é pior pela manhã nos primeiros passos e a medida que “o pé aquece” ela melhora ou desaparece, podendo voltar ao final do dia se o paciente ficou muito em pé ou andou muito

Tratamentos conservadores

O tratamento inicial é conservador com restrição de atividades de impacto, perda de peso, exercícios de alongamento da fáscia plantar, palmilhas para o calcâneo, orientações quanto a evitar sapato baixos, fazer fisioterapia e usar anti-inflamatórios não esteroides. Na maioria dos pacientes estas medidas são bem sucedidas.

Terapia de onda de choque

A novidade é a terapia de onda de choque nos casos resistentes ao tratamento conservador. Pode ser indicado com bons resultados. Existem algumas pesquisas com o uso de toxina botulínica (botox) aplicado na fáscia plantar e tendão calcâneo, com melhora do dor.

Cirurgia

O significado do popular “esporão” é controverso, provavelmente uma variação anatômica que não está relacionada diretamente com a dor no calcanhar. O tratamento cirúrgico é de exceção, somente considerado após um esforço de tratamento conservador em um paciente com mais de seis meses com uma dor intratável.

Especialista

O ortopedista sempre deverá ser procurado para avaliar uma dor no calcanhar, pois existem outras, como artrites, infecções ou tumores que podem se manifestar como uma simples dor no calcanhar.