Professora defende tese de mestrado em libras

Data: 15/03/2016

Veículo: O Popular

Link da notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/professora-defende-tese-de-mestrado-em-libras-1.1052055

A Universidade Federal de Goiás (UFG) conta atualmente com 45 estudantes no curso de Letras-Libras da Faculdade de Letras. Também tem quatro professores surdos efetivos na licenciatura e no bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras-Português. Entre os professores está Renata Rodrigues de Oliveira Garcia, de 40 anos, que se tornou a primeira surda a defender uma tese de mestrado na instituição.

Com ajuda de intérpretes, Renata apresentou a pesquisa sobre a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva no ambiente familiar no dia 18 de fevereiro deste ano. Teve a dissertação aprovada e foi bastante elogiada pela banca avaliadora.

“Estou muito feliz e me sentindo muito realizada por ser a primeira surda a concluir um mestrado pela UFG. Agradeço à todos que de alguma forma colaboraram para que eu pudesse ter esse sonho realizado”, diz Renata.

A professora espera que sua tese venha a ajudar vários outros surdos. "Já sinto e vejo que vários colegas estão se espelhando em mim. Fico muito grata de poder levar as minhas pesquisas e a minha persistência de conseguir alcançar o que para nós parecia tão distante", incentiva.