Piquenique a favor de inclusão e menos preconceito

Data: 20/3/2016

Veículo: O Popular

Link da notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/piquenique-a-favor-de-inclus%C3%A3o-e-menos-preconceito-1.1055295

Familiares e portadores da síndrome de Down participam de piquenique em Goiânia.

O Dia Internacional da Síndrome de Down, que será comemorado amanhã, recebeu uma mobilização antecipada em Goiânia. Portadores da alteração genética se reuniram ontem à tarde, no primeiro piquenique em alusão à data, no Parque Flamboyant, na Região Sul da capital. O evento reforçou a necessidade de inclusão social dessas pessoas e foi organizado por alunos e professores do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Com três anos de namoro, o estudante Kleison Machado da Silva, de 21 anos, e a pintora Aline de Sousa Oliveira, de 24, foram alguns dos portadores da síndrome que compareceram ao evento, acompanhados dos pais. Fizeram questão de tirar foto pelo celular com todas as pessoas que conheciam. A regra era registrar cada momento das atividades físicas, de pintura e de circo. “É muito bom participar porque tem como interagir com outras pessoas”, afirmou ele, enquanto segurava a mão da namorada.

“O nosso intuito é mostrar para a sociedade que a gente precisa de mais inclusão, e não de exclusão”, ressaltou a idealizadora do evento, a fisioterapeuta Alice Minzon, acrescentando que empresas manifestaram apoio e colaboraram com o piquenique. “Este é o primeiro (piquenique) de muitos que virão”, torceu ela, sem esconder a animação e a vontade no olhar. A mobilização chamou a atenção de outras pessoas que faziam atividades no parque, considerado um dos principais da cidade.

O dia 21 de março foi escolhido como data da Síndrome de Down, por esta ser uma alteração genética no cromossomo 21, que deve ser formado por um par. No caso das pessoas com a síndrome, aparece com três exemplares (trissomia). A ideia de se criar a homenagem , do geneticista Stylianos Antonorakis, foi referendada pela Organização das Nações Unidas.