Goiano apresenta projeto no principal evento de realidade virtual do mundo

Data: 20/03/2016

Veículo: A Redação

Link da notícia: http://aredacao.com.br/noticias/68450/goiano-apresenta-projeto-no-principal-evento-de-realidade-virtual-do-mundo

Goiânia - O jovem goiano Giancarlo Fleuri, aluno do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Goiás (UFG), regional Jataí (GO) está em Greenvile, no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, para apresentar projeto inédito sobre realidade virtual voltado ao aprendizado de indivíduos disléxicos e discalcúlicos.

O projeto considerado inovador foi selecionado para integrar a programação da IEEE Virtual Reality – a maior conferência sobre realidade virtual do mundo que ocorre até quarta-feira (23/03). Os principais acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área estarão na conferência e participarão de discussões sobre realidade virtual, realidade aumentada e interfaces de usuário 3D.

O projeto de Giancarlo Fleuri também é seu trabalho de conclusão do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Goiás (UFG), regional Jataí (GO), sob a orientação do professor doutor Marcos Wagner de Souza Ribeiro. A proposta é o desenvolvimento de um serious game (jogo sério) imersivo para auxiliar no processo de aprendizado de indivíduos disléxicos e discalcúlicos.

A escolha da realidade virtual como principal tecnologia tem como objetivo melhorar a concentração visual e auditiva destas pessoas, pois as distrações presentes no ambiente real podem comprometer a efetividade do tratamento durante a realização das atividades de aprendizado. A combinação dessa tecnologia com os conceitos de jogos sérios visa também aumentar o nível de motivação e efetividade da aplicação, uma vez que estes jogos promovem o aprendizado e não somente o entretenimento como nos jogos tradicionais. Além disso, o jogo fará uso do Google Cardboard como dispositivo para visualização devido ao seu baixo custo e alta portabilidade (Android, IOS e Windows Phone).

"Levando em consideração que estamos no processo de avaliação do protótipo, esta é uma oportunidade única para expor, avaliar e validar o projeto. Uma vez que os aspectos relacionados a interface, usabilidade e interação forem avaliados, estaremos prontos para avaliar o ponto de vista psicopedagógico e lançar o primeiro jogo sério do mundo com este propósito para o Google Cardboard", esclarece Fleuri.

A Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (FUNTEC) é uma das apoiadoras deste projeto e, por isto, é uma das financiadoras da viagem de Giancarlo Fleuri. “Acreditamos que as ideias inovadoras devem receber estímulo e apoio para que se solidifiquem no mercado e também inspirem outros empreendedores. Uma nova cultura da inovação se instaura em todo o Estado”, afirma Lázaro Eurípedes, presidente da FUNTEC. (Com informações da assessoria)