Filarmônica apresenta Concertos Especiais

Data: 28/03/2016

Fonte/Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: http://ohoje.com/noticia/cultura/n/117608/t/filarmonica-apresenta-concertos-especiais

Concerto acontecerá na próxima sexta-feira (1) às 20h30 no Teatro Basileu França

Na próxima sexta-feira (1) a Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta um espetáculo da série Concertos Especiais. Sob a regência e solo do maestro e violinista Alessandro Borgomanero, o concerto será às 20h30, no Teatro Basileu França, na Avenida Universitária, nº 1750, Setor Universitário, Goiânia, com entrada franca.

O concerto traz composições dos períodos clássico, barroco e romântico. Do programa constam, Battaglia, de H. Biber; Serenata Notturna, K. 239, de W. A. Mozart; e Serenata para Cordas em Mi Maior, Op. 22, de A. Dvorák.

O solista

Alessandro Borgomanero nasceu em Roma, mas vive em Goiânia desde 1999, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2003 a 2007 foi o regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando a orquestra em mais de 90 concertos por vários estados brasileiros.

Como reconhecimento pelas suas realizações na área da música em Goiás, recebeu em 2006, o título de Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgado pelo Governo do Estado. Gravou vários CDs pelos selos Kreuzberg Records (Alemanha), Nami Records (Japão) e Classic Sound (Áustria). Em 2011 gravou um CD com obras inéditas de compositores brasileiros para violino e orquestra de cordas como solista e diretor artístico da Camerata Filarmônica de Goiás.

Participou com concertos em diversos festivais de música como no Festival de Verão de Salzburg em um concerto de música de câmara com a cantora Jessye Norman, Festival de Música de Edimburgo, nas Semanas Filarmônicas de Salzburg com integrantes das Orquestras Filarmônica de Viena e de Berlim, Festival Mozart de Tóquio, e no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ministrou masterclasses para violino na Escola Superior de Música de Viana (Portugal) e em quase todos os festivais de música do Brasil. (Goiás Agora)