Assembleia vai lançar Memorial do Legislativo nessa quarta-feira, 30

Data: 29/03/2016

Fonte/Veículo: Portal da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Link direto para a notícia: http://al.go.leg.br/noticias/ver/id/141099/assembleia+vai+lancar+memorial+do+legislativo+nesta+quarta-feira+30

A Assembleia Legislativa vai lançar amanhã, dia 30, o Portal do Memorial do Legislativo Goiano. O lançamento será após o Pequeno Expediente da sessão ordinária, no Plenário Getulino Artiaga. No evento, será homenageado o ex-deputado e ex-presidente da Casa Olímpio Jayme. O novo site tem informações, fotos, vídeos e entrevistas com ex-presidentes.

Está confirmado para esta quarta-feira, 30 de março, o lançamento oficial do site “Memorial do Legislativo do Estado de Goiás”. O evento será às 16h30 durante sessão ordinária, no Plenário Getulino Artiaga da Casa de Leis.

O site conta a história do Poder Legislativo desde a instalação na cidade de Goiás e depois em Goiânia. O portal tem uma compilação de atas da Assembleia do ano de 1947 até 1967, além de fotos, vídeos e entrevistas com ex-presidentes da Casa. Na oportunidade será feira uma homenagem póstuma ao ex-deputado e ex-presidente da Alego, Olímpio Jayme.

A TV Assembleia está veiculando um Programa Entrevista com o diretor administrativo da Casa, Joel Sant'Anna Braga Filho, que explica em detalhes o novo site e fala do lançamento no dia 30.

O Projeto

O projeto foi desenvolvido pela Assembleia em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), mostrando de uma forma moderna e transparente o Parlamento. O acervo que preserva parte dos 125 anos de história da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás poderá em breve ser acessado de qualquer parte do mundo.

Em 1947 foi instalada em Goiânia a sede da primeira Assembleia Legislativa, dando lugar à primeira Legislatura da história. O Memorial do Legislativo Goianiense terá seu próprio site, que vai permitir consulta da história via documentos, fotografias, livros, vídeos e a cronologia das legislaturas e seus presidentes.

Para o presidente da Assembleia, deputado Helio de Sousa (PSDB), a iniciativa vai preservar a memória do Poder Legislativo e permitir que a sociedade conheça a tradição político-representativa de Goiás. “O Memorial do Legislativo reúne informações sobre todas as Legislaturas, as atas das sessões da Casa desde 1947 e registros audiovisuais de ex-deputados, como Olímpio Jayme, Ursulino Leão, Eurico Barbosa e outros."

O parlamentar informou também que a parceria entre a Assembleia e a UFG começou na gestão do ex-presidente Jardel Sebba (PSDB), quando os pesquisadores da universidade se juntaram aos servidores da Casa para os trabalhos de pesquisa e gravação de entrevistas.

Na gestão de Helio de Sousa a iniciativa teve continuidade e foi finalizada. “Vamos mostrar para a sociedade o Memorial do Legislativo. Em breve, devemos dedicar um espaço da Casa para que a população conheça a história da Assembleia e de seus deputados”, disse o presidente.

Durante o evento, será exibido um vídeo sobre a vida do ex-presidente Olímpio Jayme. Em seguida fará discurso o presidente da Casa, deputado Helio de Sousa, autor da proposta de realização desta sessão. Também usarão a tribuna o Diretor Administrativo da Casa, Joel Sant'Anna Braga Filho, o reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, filho do homenageado Talles Jayme e o ex-deputado Helenês Cândido, que falará em nome dos ex-presidentes do Poder Legislativo.